[15/08/2018]
Como repolho, couve e brócolis ajudam a impedir o surgimento de câncer
Pesquisa mostra como substâncias presentes em determinados legumes e verduras podem ajudar a prevenir a doença.
[13/08/2018]
Dificuldades para emagrecer? Podem ser bactérias no seu intestino
Após comparar os dois grupos, os pesquisadores notaram que o intestino da turma que secou alguns quilinhos era povoado com bactérias do tipo Phascolarctobacteri
[10/08/2018]
Cientistas brasileiros criam programa para diagnosticar esquizofrenia
e transtorno bipolar através do relato de sonhos
[09/08/2018]
Poluição do ar: o surpreendente fator causador de diabetes tipo 2
Pesquisa mostra como partículas poluentes podem afetar a produção de insulina no nosso organismo.

Rogério Lopes Rufino Alves
Pneumologia

Terça-Feira:

Dados Profissionais: CRM: 52.51259-5
Faculdade de Graduação: Universidade Gama Filho
Situação:
Informações adicionais: Professor Titular de Pneumologia e Tisiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Pós- Doutorado pelo National Heart and Lung Institute (NHLI), Imperial College - Londres. Tem experiência na área de Pneumologia Clínica, principalmente nos seguintes temas: doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), teste de função pulmonar, doença intersticial pulmonar, terapia intensiva e transplante pulmonar. Atua também como pesquisador clínico para a compreensão dos rotas inflamatórias das doenças intersticiais pulmonares e da DPOC. Publicou cinco livros, em especial, o Fibrose Pulmonar Idiopática, com o renomado Prof. Titular de Patologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro Kalil Madi, discutindo a teoria "lesional contínua" em face da "superposição dos padrões histológicos, radiológicos e inflamatórios" das doenças intersticiais pulmonares. No NHLI, trabalhou com o laureado professor Peter J. Barnes na investigação de modelos inflamatórios na DPOC e no mecanismo de resposta das pequenas vias respiratórias nos pulmões humanos. Atualmente, é o coordenador da Pós-Graduação em Ciências Médicas da UERJ e com orientações de iniciação científica (05), de mestrado (08) e doutorado (06) finalizadas ou em curso. em 20015 foi agraciado com a outorga de Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ - 2015-2017. Exerce as funçòes de Vice-Presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro (biênio 2016-2017) e Presidente do Congresso da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro (2017). 2005 - 2006 Pós-Doutorado. National Heart and Lung Institute - Imperial College, NHLI, Inglaterra: doenças intersticiais pulmonares e Doenças pulmonares obstrutivas crônicas. 2002 - 2005 Doutorado em Clínica Médica (Conceito CAPES 7). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ Título: Análise quantitativa das fibras elásticas e do músculo das vias respiratórias e das subpopulações de linfócitos T em material de biópsia pulmonar e estudo das células inflamatórias em material de escarro induzido na doença pulmonar obstrutiva crônica, Ano de obtenção: 2005 Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: DPOC. Clínica Médica. Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais. 1994 - 1995 Mestrado em Medicina (Pneumologia). Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. Título: Relação envergadura/altura: um parâmetro para cálculos espirométricos,Ano de Obtenção: 1995. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: espirometria; relação envergadura/altura; dados antropométricos do rio de janeiro. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas. 1992 - 1994 Especialização - Residência médica. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Residência médica em: Pneumologia Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. 1990 - 1992 Especialização - Residência médica. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Residência médica em: Clínica Médica Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. 2013 - 2015 Especialização em Executivo em Saúde.Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil. Título: Seniors Quality Plano de Marketing. Bolsista do(a): Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. 1983 - 1988 Graduação em Medicina. Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.