|
|
Dicas
Pressão baixa ou hipotensão
22/08/2012
A pressão baixa, ou hipotensão arterial, é a redução da taxa normal de pressão nas artérias, força necessária para que o sangue chegue aos tecidos. Essa pressão varia entre o momento da batida do coração e o momento em que esse músculo relaxa. Quando fica abaixo de 100 por 70 mmHg (ou milímetros de mercúrio), ou 10 por 7 (como dito em linguagem corrente) ela é considerada baixa. Entre os principais sintomas estão o cansaço e a sensação de vista escura quando a pessoa se levanta rápido.
Em algumas situações de doenças mais graves, podem ocorrer quedas de pressão significativas que provocam manifestações, inclusive a morte.
A situação de pressão baixa mais grave é denominada de choque, que acontece quando a pressão do sangue nas artérias é insuficiente para manter a irrigação dos tecidos. É o que pode acontecer em:
Reações alérgicas a medicamentos.
Hemorragias externas profusas (abundantes).
Picadas de insetos.
Intoxicações severas.
Doenças da glândula suprarrenal.
Traumatismos.
Desidratação.
Queimaduras extensas e profundas.
Envenenamentos.
Algumas doenças do coração, agudas ou crônicas.
Moléstias agudas dos pulmões, tanto dos seus vasos quanto em infecções severas.
São situações clínicas graves e alarmantes, acompanhadas de outros sintomas, tais como: dores, suores abundantes, aceleração dos batimentos cardíacos, perdas de consciência, parada do funcionamento dos rins, etc.
Nestas doenças, os sintomas dominantes são as manifestações decorrentes destas enfermidades, e a pressão baixa é um achado do exame clínico que ajuda o médico a fazer o diagnóstico. Estes pacientes, de um modo geral, nem se dão conta de que sua a pressão arterial caiu. O acompanhamento médico é fundamental para o controle deste male. Caso sua pressão esteja baixa, procure um médico.
|