Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   
Dicas

A acupuntura é benéfica e acalma os bebês


27/01/2017


Um estudo publicado na revista Acupuncture in Medicine sugere que sessões de acupuntura são benéficas quando realizadas em bebês que sofrem de cólicas e que, por essa razão, choram muito.

A investigação conduzida pelo Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de Lund, na Suécia, prova que a técnica da medicina tradicional chinesa reduz as dores, melhora a função gastrointestinal e acalma as crianças.

Para a elaboração do estudo foi analisado o comportamento de 147 bebês entre as duas e as oito semanas divididas em três grupos. O primeiro grupo consultou o centro de saúde em função do choro dos bebês motivado por cólicas, o segundo grupo recebeu um tratamento de acupuntura de baixa intensidade (estimulação com agulhas de dois a cinco segundo sobre os dedos polegar e indicador) e o terceiro recebeu um tratamento de acupuntura de maior intensidade (estimulação de 30 segundos sobre cinco pontos das mãos e pernas).

Ao longo de duas semanas, foram registados os momentos de choro de cada um dos bebês. O que se constatou é que o grupo de crianças que recorreu à medicina convencional teve períodos de choro mais frequentes e prolongados do que os restantes dois grupos.

Por sua vez, os bebês que foram submetidos a tratamentos de acupuntura tiveram uma recuperação mais rápida e choraram menos, comprovando os benefícios da prática. Entre os dois grupos que receberam acupuntura de diferentes intensidades, não há diferenças substanciais a assinalar.

Sobre a investigação da Universidade de Lund é de referir ainda que, no geral, as crianças toleraram bem o tratamento. Os bebês que estavam a dormir raramente acordavam e, dos 388 que receberam o tratamento com agulhas, 200 não choraram. Entre os que choraram, só 31 o fizeram por um período de mais de um minuto e só 15 tiveram um pequeno sangramento resultante das picadas.

FONTE: Notícias ao Minuto



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato