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Notícias

[10/12/2018]
A epidemia de peste que quase dizimou a humanidade 5 mil anos atrás
Descoberta de cientistas franceses, suecos e dinamarqueses traz indícios de que uma cepa ancestral da mesma bactéria da peste bubônica já causava mortes
[06/12/2018]
Febre amarela: Com baixa procura por vacinação, verão traz risco de novo surto
Estação mais quente aumenta risco de transmissão - por isso, a vacinação preventiva é fundamental. Atualmente, apenas 50% dos brasileiros estão protegidos
[05/12/2018]
Teste experimental permite detectar câncer em 10 minutos
De acordo com os pesquisadores, o teste teve precisão de 89%, ou seja, acertou a presença de células cancerígenas em 89 de cada 100 casos
[30/11/2018]
Sarampo volta a ameaçar com onda de hesitação em relação à vacina, alerta OMS
Em 2017 houve um aumento alarmante de 30% no número de casos da doença, que causou 110 mil mortes.

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Dicas

Exercícios físicos na terceira idade


22/06/2012


A expectativa de vida está crescendo em todo o mundo, e já existem estudos que compravam que o ser humano pode viver bem até os 120 anos. Mas, sem dúvida, o importante é que se chegue lá com qualidade de vida. Exercícios regulares, realizados periodicamente e bem orientados, nos ajudam a manter uma boa saúde, diminuindo a chance de morte por diversos problemas e patologias. Ajudam-nos a manter o bem-estar físico e mental, garantindo uma vida mais produtiva e feliz. Portanto, a prática de atividades físicas é fundamental, principalmente na terceira idade. Diante disso, segue um conjunto de dicas na hora de praticá-las.

Comece devagar, intensificando gradualmente; não se esforce demais, principalmente se estiver inativo por muito tempo. Inicie fazendo pequenos períodos de exercícios até que seu condicionamento físico melhore.

Escolha um horário em que você se sente melhor fazendo exercícios; aquele que melhor se encaixa no seu ritmo de vida.

Evite fazer exercícios nas horas mais quentes do dia.
Hidrate-se bem, antes, durante e depois, use roupas e calçados apropriados para o horário e local da atividade.
Natação, caminhar, hidroginástica e pedalar de bicicleta são ótimos exercícios nesta fase da vida.
Procure manter um bom astral durante a prática da atividade física;
Pratique exercícios regularmente, por no mínimo, 20 minutos;
Alongue-se, se o clima estiver frio, faça primeiro um aquecimento leve para então alongar-se, evitando, assim, lesões musculares.

Não devemos nos esquecer de realizar uma avaliação médica antes de iniciar a prática de atividades físicas. Somente depois disso, seu médico e você decidirão sobre um programa de exercícios a ser seguido.



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