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Notícias

[10/12/2018]
A epidemia de peste que quase dizimou a humanidade 5 mil anos atrás
Descoberta de cientistas franceses, suecos e dinamarqueses traz indícios de que uma cepa ancestral da mesma bactéria da peste bubônica já causava mortes
[06/12/2018]
Febre amarela: Com baixa procura por vacinação, verão traz risco de novo surto
Estação mais quente aumenta risco de transmissão - por isso, a vacinação preventiva é fundamental. Atualmente, apenas 50% dos brasileiros estão protegidos
[05/12/2018]
Teste experimental permite detectar câncer em 10 minutos
De acordo com os pesquisadores, o teste teve precisão de 89%, ou seja, acertou a presença de células cancerígenas em 89 de cada 100 casos
[30/11/2018]
Sarampo volta a ameaçar com onda de hesitação em relação à vacina, alerta OMS
Em 2017 houve um aumento alarmante de 30% no número de casos da doença, que causou 110 mil mortes.

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Dicas

Incidência de infarto no inverno


26/06/2012


A relação entre o frio e a incidência de infarto no inverno se sustenta em algumas hipóteses:
No inverno, aumentam os casos de inflamação nos vasos, doenças respiratórias e gripes. Esse procedimento inflamatório agrava a aterosclerose, formação de placas de gordura na parede dos vasos. Isso reduz o diâmetro do vaso, o que coloca em risco as artérias.
A segunda tese se baseia na vasoconstrição (que é a contração dos vasos sanguíneos) para conservar o equilíbrio térmico do corpo.
A terceira é que, com a queda de temperatura, o sangue pode ficar mais denso, mais viscoso. Por conta disso é essencial ingerir mais líquido, tão quanto no verão.
Diante disso segue um conjunto de dicas para se proteger nessa época.
Dicas

• Mantenha-se mais agasalhado e consuma bebidas mais quentes como o chá.
• O vinho é benéfico para o coração, beber uma dose de taça de vinho tinto (120ml) é recomendável.
• Substituía os alimentos muito calóricos por versões mais light. Evite o excesso de peso, isso não faz bem ao coração.
• Mesmo nessa época, pratique regularmente exercícios físicos. É a atividade física que vai manter o corpo aquecido e fazer com que a pessoa tenha menos necessidade de comer para se esquentar. Logo depois de praticar exercícios físicos, o organismo libera substâncias que garantem a saciedade por cerca de 40 minutos.
• Sopas são bem-vindas nessa época, especialmente sopas de legumes como berinjela, cenoura, abóbora e até sopa com aveia. Evite sopas cremosas, que geralmente levam creme de leite. Quando se acrescenta creme de leite ou outro molho, o valor calórico da refeição aumenta bastante.
• Consuma azeite moderadamente - o azeite de oliva extra virgem tem antioxidante e reduz o processo inflamatório. Ele possui gordura monossaturada que aumenta o HDL, o colesterol bom, e auxilia a controlar a taxa de glicose no sangue.
• Evite molhos gordurosos como o de quatro queijos e molho branco. O molho quatro queijos tem gordura saturada que aumenta três vezes o colesterol ruim (LDL) no sangue.

O colesterol elevado é silencioso e assintomático. Uma boa porcentagem das pessoas que morrem de causa súbita do coração tem colesterol alto e não sabia. Tome muito cuidado e aproveite as dicas para passar o inverno de uma forma mais saudável.



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