Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   
Dicas

Incidência de infarto no inverno


26/06/2012


A relação entre o frio e a incidência de infarto no inverno se sustenta em algumas hipóteses:
No inverno, aumentam os casos de inflamação nos vasos, doenças respiratórias e gripes. Esse procedimento inflamatório agrava a aterosclerose, formação de placas de gordura na parede dos vasos. Isso reduz o diâmetro do vaso, o que coloca em risco as artérias.
A segunda tese se baseia na vasoconstrição (que é a contração dos vasos sanguíneos) para conservar o equilíbrio térmico do corpo.
A terceira é que, com a queda de temperatura, o sangue pode ficar mais denso, mais viscoso. Por conta disso é essencial ingerir mais líquido, tão quanto no verão.
Diante disso segue um conjunto de dicas para se proteger nessa época.
Dicas

• Mantenha-se mais agasalhado e consuma bebidas mais quentes como o chá.
• O vinho é benéfico para o coração, beber uma dose de taça de vinho tinto (120ml) é recomendável.
• Substituía os alimentos muito calóricos por versões mais light. Evite o excesso de peso, isso não faz bem ao coração.
• Mesmo nessa época, pratique regularmente exercícios físicos. É a atividade física que vai manter o corpo aquecido e fazer com que a pessoa tenha menos necessidade de comer para se esquentar. Logo depois de praticar exercícios físicos, o organismo libera substâncias que garantem a saciedade por cerca de 40 minutos.
• Sopas são bem-vindas nessa época, especialmente sopas de legumes como berinjela, cenoura, abóbora e até sopa com aveia. Evite sopas cremosas, que geralmente levam creme de leite. Quando se acrescenta creme de leite ou outro molho, o valor calórico da refeição aumenta bastante.
• Consuma azeite moderadamente - o azeite de oliva extra virgem tem antioxidante e reduz o processo inflamatório. Ele possui gordura monossaturada que aumenta o HDL, o colesterol bom, e auxilia a controlar a taxa de glicose no sangue.
• Evite molhos gordurosos como o de quatro queijos e molho branco. O molho quatro queijos tem gordura saturada que aumenta três vezes o colesterol ruim (LDL) no sangue.

O colesterol elevado é silencioso e assintomático. Uma boa porcentagem das pessoas que morrem de causa súbita do coração tem colesterol alto e não sabia. Tome muito cuidado e aproveite as dicas para passar o inverno de uma forma mais saudável.



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato