Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[19/02/2018]
Biólogos desenvolvem embriões com células humanas e animais
Biólogos moleculares da Califórnia desenvolveram, pela primeira vez, embriões quiméricos com células humanas e ovinas.
[09/02/2018]
Cientistas desenvolvem óvulos humanos em laboratório até a maturidade
Nenhum estudo anterior havia conseguido desenvolver os óvulos do início até o fim, quando estão prontos para serem fertilizados
[07/02/2018]
O que pode detonar uma epidemia urbana de febre amarela
Por enquanto, apenas mosquitos silvestres, que vivem em florestas, passaram a doença adiante. Mas estudos mostram que o Aedes aegypti,são capazes de transmitir
[02/02/2018]
Técnica testada em ratos cura câncer com 96% de eficiência
Cientistas descobrem dupla de substâncias que ativa o sistema imunológico e põe as células de defesa do corpo para combater tumores

+ mais   
Dicas

5 porções de frutas e hortaliças por dia ajudam a evitar qualquer doença


23/12/2014



Conheça os benefícios dessa classe de alimentos e descubra, em quantidades exatas, como chegar a esse número mágico

Uma extensa revisão, feita com dados de 830 mil pessoas, comprovou que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de consumir cinco porções de frutas, hortaliças e legumes por dia turbina mesmo a saúde. Ao comparar os grandes fãs deste alimentos aos pouco ávidos por eles, um time de cientistas americanos e chineses notou que adicionar à rotina uma maçã ou algumas folhas de alface, por exemplo, fazia a incidência de morte por diversas causas, sobretudo as cardiovasculares, baixar, em média, 5%.

"Com base nos nossos achados, um indivíduo que come cinco porções diárias de vegetais tem uma redução de 25% no risco de morrer por qualquer doença em comparação com quem quase não os consome", conta o epidemiologista Wei Bao, dos Institutos Nacionais de Saúde, nos Estados Unidos. "De cinco em diante, não vimos benefícios adicionais", ressalta. Não quer dizer que a partir da sexta porção haverá prejuízos. Longe disso. O que ocorre, na verdade, é uma espécie de efeito platô - em tese, cinco porções teriam, no corpo, o mesmo resultado de sete.


A mágica das frutas e hortaliças

O Brasil está longe de ter um menu exemplar. De acordo com a última pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, somente 10% dos brasileiros conseguem atingir a meta diária de cinco porções. Para que este número crescer é preciso uma mudança de hábito e é muito fácil fazer a sua parte, como orienta a nutricionista Adriana Garcia Peloggia de Castro, do Centro Universitário São Camilo: "Deixe a fruta mais à vista, de preferência picada". Para abrir o apetite, capriche na montagem da salada - se tiver condições, ganhe tempo comprando itens previamente higienizados. Lembre-se: se quiser cumprir o desafio das cinco porções, vale até bilhete grudado na porta da geladeira.


O que elas têm de especial?

Médicos e nutricionistas defendem tanto a inclusão de verduras, legumes e frutas na rotina porque...

• ... são fontes de micronutrientes. Nos referimos às vitaminas e aos minerais, substâncias valiosas para as nossas células. Enquanto as vitaminas, especialmente a C e a A presentes na laranja, na cenoura e no tomate, fortalecem o sistema imunológico e são potentes antioxidantes, o mineral potássio atua de forma oposta ao sódio, ou seja, relaxa as artérias e evita, assim, o aumento da pressão arterial - o que nos protege contra infartos e derrames.
• ... oferecem fibras. Esses alimentos são grandes fornecedores de fibras, tanto solúveis como insolúveis. As vantagens de mandá-las goela abaixo é que fazem o intestino funcionar e chutam moléculas de colesterol para fora do corpo.
• ... ajudam a manter o peso em dia. Frutas, verduras e hortaliças dão uma força na hora de enxugar o abdômen. Isso porque contribuem para a saciedade, o que resulta em menos abusos à mesa. Além disso, à medida que as cinco porções vão sendo incorporadas ao menu, menor é o espaço dedicado a tranqueiras, como bolachas recheadas, salgadinhos, refrigerantes...
• ... são ricos em fitoquímicos. Esta é uma classe de componentes que derruba o risco de ficar doente. Caso dos carotenoides dos alimentos vermelhos e laranja, inimigo do câncer de próstata e de mama, e das antocianinas de alimentos arroxeados, como jabuticaba, uva e berinjela, associadas ao combate dos males cardíacos e neurológicos. Não à toa, experts em nutrição pedem para montarmos um prato bem colorido e fazer uma espécie de rodízio de vegetais.


Fonte: MdeMulher



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato