Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[17/08/2018]
"Dieta paleolítica" encurta vida, diz estudo

[15/08/2018]
Como repolho, couve e brócolis ajudam a impedir o surgimento de câncer
Pesquisa mostra como substâncias presentes em determinados legumes e verduras podem ajudar a prevenir a doença.
[13/08/2018]
Dificuldades para emagrecer? Podem ser bactérias no seu intestino
Após comparar os dois grupos, os pesquisadores notaram que o intestino da turma que secou alguns quilinhos era povoado com bactérias do tipo Phascolarctobacteri
[10/08/2018]
Cientistas brasileiros criam programa para diagnosticar esquizofrenia
e transtorno bipolar através do relato de sonhos

+ mais   
Dicas

Fortalecimento do sistema imunológico através da alimentação


30/07/2012


Os minerais e as vitaminas presentes nos alimentos, se consumidos regularmente, podem estimular o sistema imunológico e nos proteger de resfriados, gripes e infecções comuns ao inverno.

O sistema imunológico é o mecanismo pelo qual o nosso corpo combate contra vírus, invasores, bactérias, fungos, protozoários e até agentes químicos, como venenos, capazes de provocar doenças. Apesar dele não ser natural do organismo, é possível fortalecê-lo e torná-lo mais preparado para combater esses agentes, evitando ou atrasando, assim, o surgimento uma série de problemas de saúde. A alimentação é uma das principais companheiras das células de defesa e, na quantidade ideal, certos nutrientes podem, entre outras coisas, adicionar o número dessas células no corpo e excitar a ação delas quando o organismo se depara com um quadro de infecção.

A defesa do organismo é formada por células que nascem e morrem a todo o momento. É um procedimento sucessivo de renovação: quando há algum quadro de infecção, o número de células de defesa no organismo aumenta e, quando a resposta inflamatória acaba, as células morrem, pois deixam de ser úteis. O que algumas vitaminas fazem como a vitamina C no corpo é evitar a morte das células, ou a oxidação, de algumas, já que o nutriente tem características antioxidantes. Logo, a vitamina realiza que menos linfócitos morram e deixa o corpo mais preparado para quando precisar lutar contra um agente externo.

Consumir somente alimentos que são benéficos ao sistema imune não é o suficiente para evitar o surgimento de doenças. Não adianta ter uma alimentação saudável diante de hábitos que prejudiquem o organismo. Como o sistema faz parte do organismo, tudo o que é bom para ele, é bom para a imunidade. Portanto, dormir bem, ser fisicamente ativo, evitar beber/fumar e ter hábitos alimentares saudáveis contribui para que a resposta do corpo a infecções seja mais eficiente.

Hábitos favoráveis à saúde, quando seguidos, atrasam o estrago natural que ocorre com a saúde de todo o indivíduo à medida que envelhecem. Doenças que aparecem com a idade podem demorar mais a surgir. O fator genético também interfere, mas dele não é possível fugir.



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato