Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[06/06/2018]
Tratamento experimental curou câncer de mama em estágio avançado
O câncer, que já tinha se espalhado pelo corpo, foi derrotado pelas células da própria paciente – que foram colhidas, selecionadas, multiplicadas e reinjetadas
[04/06/2018]
Um em cada 4 adultos é sedentário, diz Organização Mundial da Saúde
OMS lança compromisso para diminuir falta de atividade física no mundo em 15% até 2030. Inatividade onera assistência em US$ 54 bilhões anuais, diz entidade.
[01/06/2018]
Cientistas produzem córnea humana usando impressora 3D
Trata-se apenas da demonstração da tecnologia, sem qualquer teste clínico ou em animais, mas com potencial para a produção indefinida de córneas
[25/05/2018]
Saiba qual a real gravidade do ebola e a chance do vírus chegar ao Brasil
Doença é altamente contagiosa sendo transmitida, inclusive, após a morte da pessoa infectada; República Democrática do Congo passa por epidemia

+ mais   


O que é e para que serve a próstata, principal foco de câncer masculino


02/05/2016


A função principal da próstata é fabricar o líquido prostático, que protege os espermatozoides

Ela é a causa principal de câncer nos homens, mas muitas pessoas não sabem o que é, nem para que serve. Estamos falando da próstata.

Segundo uma pesquisa da Prostate Cancer UK, instituição de caridade dedicada à pesquisa do câncer de próstata, um em cada cinco britânicos não sabem nem que tem esta glândula.

É algo alarmante, levando em conta que o câncer de próstata é a causa mais comum de morte por câncer em homens.

O ex-jogador de futebol da Inglaterra e do Newcastle United, Les Ferdinand, que viu sua avô sofrer da doença no final da vida, disse: "Não me surpreende que muitos homens não saibam o que sua próstata faz - é uma glândula fácil de ignorar. Até o câncer de próstata afetar minha família, meu conhecimento era bem pequeno."

A sociedade Americana Contra o Câncer estima que, nos Estados Unidos, em 2016, foram diagnosticados cerca de 181 mil casos novos de câncer de próstata e foram registrados mais de 26 mil mortos por esta causa.

No Brasil, os dados mais recentes do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que são registrados mais de 61 mil novos casos da doença por ano, com mais 13,7 mil mortes.

• O que é?

A próstata é uma glândula que se encontra debaixo da bexiga e em frente ao reto.

O tamanho da próstata muda com a idade. Em homens mais jovens, é do tamanho aproximado de uma noz. Mas pode ser muito maior em idosos.

Logo atrás da próstata encontram-se as glândulas chamadas vesículas seminais, que produzem a maior parte do líquido do sêmen.

A uretra, que transporta a urina e o sêmen para fora do corpo pelo pênis, passa pelo centro da próstata.

A função principal da próstata é fabricar o líquido prostático, protegendo os espermatozoides, aumentando as possibilidades reprodutivas e maximizando as possibilidades de fecundação.


• Câncer de próstata

A ignorância sobre esta glândula, principalmente por parte dos homens, preocupa especialistas.

"Os homens são muito ignorantes a respeito da próstata e isso é algo muito preocupante porque, atualmente, é o câncer que mais afeta os homens", disse à BBC Angela Culhane, diretora do Prostate Cancer UK.

"As coisas que são afetadas pela doença na próstata, como a ejaculação, a função sexual, o fluxo urinário e a incontinência não são temas sobre os quais as pessoas conversam na hora do jantar ou em bares", destaca.

Cerca de um em cada sete homens será diagnosticado com câncer de próstata ao longo da vida, segunda a Sociedade Americana do Câncer.

O câncer de próstata ocorre principalmente entre homens de idade avançada.

Cerca de seis em dez casos são diagnosticados em pessoas de 65 anos ou mais, e é raro aparecer antes dos 40.


• A idade média do diagnóstico é 66 anos.

"Um homem de cerca de 30 anos sem nenhum fator de risco não deve se preocupar muito, mas os homens com mais risco devem conversar com seus médicos", diz Culhane.

"Se tem antecedentes familiares, são negros (homens negros têm o dobro de probabilidade de desenvolver câncer de próstata do que a população geral) ou tem mais de 50 anos, devem consultar médicos."

Devido a sua localização, os principais sintomas são urinários:

- Necessidade de urinar com mais frequência, sobretudo à noite
- Necessidade de correr para o banheiro
- Dificuldade de começar a urinar
- Pouco fluxo urinário ou demora para urinar
- Sensação de que bexiga não esvazia completamente


Fonte: Saude iG



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato