Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[20/07/2018]
Sete casos de sarampo são confirmados no Estado
Todos os episódios têm ligação com a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde foi registrado o primeiro caso da doença
[16/07/2018]
Doença sexualmente transmissível pouco conhecida se alastra e alarma médicos
Infecção bacteriana mycoplasma genitalium causa dores, secreções e, no caso das mulheres, pode levar à infertilidade
[06/06/2018]
Tratamento experimental curou câncer de mama em estágio avançado
O câncer, que já tinha se espalhado pelo corpo, foi derrotado pelas células da própria paciente – que foram colhidas, selecionadas, multiplicadas e reinjetadas
[04/06/2018]
Um em cada 4 adultos é sedentário, diz Organização Mundial da Saúde
OMS lança compromisso para diminuir falta de atividade física no mundo em 15% até 2030. Inatividade onera assistência em US$ 54 bilhões anuais, diz entidade.

+ mais   


Saiba o certo e o errado da postura no trabalho


04/05/2016


Pode até parecer exagero, mas não é: a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que a cada 10 pessoas, 8 terão problemas de coluna – em qualquer momento de sua vida.

A dor nas costas é a causa mais comum de afastamento do emprego, de acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Pode até parecer exagero, mas não é: a Organização das Nações Unidas (ONU) estimou que a cada 10 pessoas, 8 terão problemas de coluna - em qualquer momento de sua vida. Agora, pode se perguntar: você deixa sua coluna ereta quando está sentado no trabalho? É uma postura adequada para passar 8h do seu dia? Se a sua resposta para ambas as questões for negativa, o que é muito provável, então vamos em frente, pois a postura errada é um dos fatores principais no aparecimento de lesões na lombar.

A genética possui lá sua parcela de culpa, mas é muito pequena perto dos malefícios da má postura. Segundo o Dr. Helder Montenegro, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, "essas dores são decorrentes da sobrecarga na região lombar pela permanência muito tempo em pé ou sentado de forma errada, o que acarreta em lesões na coluna vertebral ou nos discos intervertebrais", e explica o porquê, na maioria dos casos: "Como a parte superior do corpo é muito pesada e a maioria da população usa o tronco projetado para frente, os músculos não têm a capacidade de manter a coluna por muito tempo nessa posição - ocorre então perda de força e de tônus muscular. Diante disso, a falta de força dos músculos dinâmicos (dos movimentos) e dos estáticos (posturais), contribuindo para o desgaste das articulações que pode levar, em longo prazo, à calcificação das vértebras", explica o fisioterapeuta.


• Se você trabalha em pé

Acredita-se que esta seja a postura mais correta para trabalhar, pois as curvaturas da coluna estão alinhadas corretamente, o que permite uma redução na pressão sofrida pelo disco intervertebral. Mas se você permanece por muito tempo de pé, seus membros inferiores, isto é, suas pernas serão prejudicadas. Isso se dá pelo apoio assimétrico nos membros inferiores, o que propicia que a musculatura se canse com facilidade e enfraqueça gradativamente, ocasionando, assim, alterações na postura. Para reduzir o apoio nas pernas, alterne a posição, sentando-se. Esta alternância aliviará a pressão da região lombar.


• Se você trabalha carregando peso

Neste caso, você precisa se atentar na forma em que o carrega, e na sua massa corporal em relação ao produto. Os danos na coluna são proporcionais ao tempo que o trabalhador permanece carregando o objeto e na postura utilizada para tal. A maneira ideal para se levantar peso está na seguinte postura: mantenha os joelhos semiflexionados, pés afastados e abdômen contraído. A coluna deve estar reta - em hipótese alguma dobre o tronco. Desta forma, apenas as pernas fazem força para que o objeto seja erguido, que deve estar rente ao corpo para que o transporte seja mais confortável. Nunca use a cabeça para carregá-lo, pois, além de comprometer o equilíbrio, as vértebras cervicais da coluna também são comprimidas. Distribua bem o peso entre os braços.


• Se você trabalha sentado

Faça alguns alongamentos ou dê uma leve caminhada em intervalos contínuos de tempo. Alimente-se bem para escapar do sobrepeso e lesionar ainda mais a coluna enquanto permanece sentado. Lembre-se de quando estiver sentando: não relaxe, mantenha o bumbum próximo ao encosto da cadeira e os pés inteiros apoiados no chão (até o calcanhar). Está permitido colocar uma almofadinha na região do lombar. Veja a seguir neste esquema como se sentar corretamente:


Fonte: MdeMulher



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato