|
|
Pesquisadores afirmam ter descoberto um jeito de reverter a menopausa
26/07/2016
Eles desenvolveram uma técnica que visa estimular os ovários a voltarem a produzir óvulos
Para algumas mulheres, a menopausa começa mais cedo, com óvulos fertéis parando de ser produzidos antes dos 50 anos - e, ás vezes, até mesmo antes de chegarem aos 40 anos. Um estudo de pesquisadores gregos afirma ter descoberto como reverter esse processo, estimulando os ovários a voltar a produzir óvulos. A pesquisa, liderada pelo ginecologista Konstantinos Skafianoudis, foi apresentada em encontro da Sociedade Europeia de Embriologia e Reprodução Humana.
Caso seja confirmada sua eficácia, a técnica poderá revolucionar o tratamento de fertilidade em mulheres. Ela consiste em injetar nos ovários plasma enriquecido com plaquetas (PRP), geralmente usado na recuperação de ossos e tecidos. De acordo com os pesquisadores, dessa forma, os ovários seriam estimulados a produzir óvulos. Eles afirmam que o tratamento foi testado em 30 mulheres, entre 46 e 49 anos, na menopausa, tendo sido eficaz em quase 70% delas. Os pesquisadores ainda não conseguem afirmar como o PRP age exatamente para estimular a produção de óvulos, no entanto.
A descoberta ajudaria não apenas mulheres que gostariam de engravidar, mas também as que sofrem com complicações da menopausa precoce e recorrem à reposição hormonal. O estudo ainda deverá ser revisto, e especialistas apontam para supostas falhas no método da pesquisa, como a ausência de testes com animais antes de executar o tratamento em humanos, o que é recomendado para estudos de saúde.
Fonte: MdeMulher
|