Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Como saber se eu tenho mesmo intolerância à lactose?


05/08/2016


Não dá pra sair acusando o leite logo de imediato. Veja como identificar o problema

Para não correr o risco de acusar injustamente o leite de ser o culpado dos seus dissabores, a melhor saída é procurar um médico. Em primeiro lugar, deve-se descartar a possibilidade de alguma enfermidade gastrointestinal ser a razão dos desconfortos. Há um rol de disfunções capazes de causar o que os especialistas chamam de intolerância transitória, ou seja, o perrengue com a lactose some assim que o organismo fica saudável.

A síndrome do intestino irritável, que atormenta cerca de 20% da população mundial, é uma desordem a ser considerada. Ela provoca dores abdominais e tem causas ainda não totalmente estabelecidas – sabe-se de uma forte influência do estado emocional. Inflamações nas paredes intestinais, como a colite ulcerativa e a doença de Crohn, também são suspeitas quando as cólicas não dão trégua depois das refeições. E ainda vem a doença celíaca para embaralhar as hipóteses: a reação, no caso, é ao glúten, presente em cereais como trigo, centeio e aveia. Como muitas receitas levam tanto ingredientes com essa proteína quanto leite (caso dos bolos), é fácil, fácil se confundir sobre qual deles está bagunçando o trânsito intestinal.

Por essas e outras, só um especialista será capaz de montar o quebra-cabeça e, com base no relato do paciente, traçar a estratégia para a confirmação do diagnóstico de intolerância à lactose.


Fonte: MdeMulher



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato