Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[20/07/2018]
Sete casos de sarampo são confirmados no Estado
Todos os episódios têm ligação com a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde foi registrado o primeiro caso da doença
[16/07/2018]
Doença sexualmente transmissível pouco conhecida se alastra e alarma médicos
Infecção bacteriana mycoplasma genitalium causa dores, secreções e, no caso das mulheres, pode levar à infertilidade
[06/06/2018]
Tratamento experimental curou câncer de mama em estágio avançado
O câncer, que já tinha se espalhado pelo corpo, foi derrotado pelas células da própria paciente – que foram colhidas, selecionadas, multiplicadas e reinjetadas
[04/06/2018]
Um em cada 4 adultos é sedentário, diz Organização Mundial da Saúde
OMS lança compromisso para diminuir falta de atividade física no mundo em 15% até 2030. Inatividade onera assistência em US$ 54 bilhões anuais, diz entidade.

+ mais   


Ficar muito tempo sentado pode prejudicar postura e causar dor nas costas


16/11/2016


Sobrecarga causada pela posição pode causar um desgaste na coluna vertebral

Estudos demonstram que passamos mais sete horas por dia sentados, em média. O fato de ficarmos sentados por tanto tempo pode causar ou facilitar a ocorrência de diversos problemas, como doenças cardiovasculares, obesidade, depressão, morte precoce e problemas na coluna ou demais articulações.

Dentre todas as posições que ficamos ao longo dia, a postura sentada causa muita sobrecarga na coluna, em especial ao disco intervertebral, podendo levar ao seu desgaste.

É difícil conseguirmos manter a mesma postura sentados durante muito tempo. E, ao longo dia, vamos ficando em posturas que facilitam o aparecimento de dores pelo corpo, principalmente se ao mesmo tempo estivermos sentados e utilizando o computador.

Ao ficarmos sentados e sedentários, a musculatura responsável em estabilizar nossa coluna, principalmente os músculos do abdômen e a musculatura da região lombar, passam a ficar mais relaxados e enfraquecidos, aumentando ainda mais as pressões em excesso sobre a coluna, o que facilita a ocorrência de dor. Sem falar que gastamos menos energia, facilitando o acúmulo de peso e consequentemente as doenças que vêm com isto (hipertensão, diabetes, problemas cardíacos, etc).

Então, o mais importante é alterarmos as posições ao longo dia e nos mexermos mais. Se for ficar muito tempo sentado, coloque um lembrete ou um alarme no celular, para avisá-lo que está na hora de levantar, realizar um pouco de movimento na sua coluna e nas demais articulações. Se possível, caminhe um pouco, beba água.

Se precisar falar ao telefone, fique em pé. Ao invés de se comunicar somente por telefone com o pessoal do trabalho, procure ir até a mesa deles. Se for passar muito tempo dentro do carro, faça paradas, caminhe. Alterne a direção com outras pessoas, mude um pouco a posição do acento.

Assim, com essas pequenas atitudes, o seu corpo irá ficar imensamente grato a você. As articulações são melhor nutridas com o movimento. Elas foram feitas para se mexer. Logo ficar sentado por tanto tempo irá prejudicá-las.

Mexa-se e prolongue a sua vida com mais saúde!



Fonte: Minha Vida



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato