Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Açúcar demais é bomba para as artérias


12/12/2016


Não é somente o sal que traz perigo para as veias

Vamos esquecer o sal por um segundo. Em pesquisa feita na Faculdade de Medicina de Botucatu, no interior paulista, animais que receberam água e frutose — um tipo de açúcar — chegaram ao fim do experimento com níveis elevados de pressão arterial.

Detalhe: eles não estavam mais gordinhos do que os bichos que tomaram água pura. Esse é um dado importante porque geralmente se imagina que é preciso estar obeso para ter problemas de saúde, afirma a nutricionista Fabiane Francisqueti, autora da experiência. A frutose, veja só, é o açúcar das frutas.

Mas a especialista trata logo de esclarecer: Nós trabalhamos com a versão utilizada pela indústria para adoçar bebidas, barrinhas e outros produtos. Não é 100% igual à da fruta. Fora que o açúcar dos vegetais vem acompanhado de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que neutralizariam possíveis prejuízos.


De olhos bem abertos

Como descobrir se um industrializado é doce além da conta

A tarefa não é tão simples assim, já que o açúcar pode surgir com outros nomes – xarope de milho, sacarose, frutose, dextrose, levulose e glicose são os principais. Fabiane orienta mirar na lista de ingredientes, que mostra os itens em ordem decrescente. Se essas palavrinhas aparecerem nas três primeiras posições, é sinal de doçura excessiva.


Fonte: Saúde Abril



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato