Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Nutricionista ensina como escolher as frutas para a ceia de Natal


21/12/2016


As frutas são um destaque a parte nos pratos e na decoração da ceia de Natal. Na hora de escolher a romã, uva, lichia, cereja, ameixa e pêssego, típicas dessa época, é essencial ficar atento ao aroma, textura e coloração para garantir a qualidade da fruta e deixar a noite de Natal ainda mais bonita e saborosa. Aquelas que não forem consumidas na ceia ainda podem ser armazenadas e utilizadas em outro momento. 😉

As frutas frescas não podem ser armazenadas por muito tempo, por isso o ideal é comprá-las o mais próximo possível da ceia, entre 2 e 3 dias antes. Uva, pêssego e ameixa podem ser compradas um pouco antes e conservadas sob refrigeração, indica Thais Vieira, nutricionista do Oba Hortifruti.

Caso sobrem frutas depois da ceia, aquelas que não foram manipuladas podem e devem ser guardadas. O ideal é armazená-las separadamente, em potes ou saquinhos plásticos, e manter sob refrigeração ou congeladas. Cereja, abacaxi, morango e uvas podem ser congeladas e usadas em outras preparações. Já as outras frutas resistem em refrigeração cerca de 4 dias, orienta a nutricionista.

Romã

A casca deve estar sem manchas, brilhante, firme e com a cor bem viva. A variedade americana é a que possui sementes com mais suco. Acrescente em saladas de folhas verdes, assados e sobremesas.

Uva

Prefira os cachos cheios e firmes. Observar se a fruta se desprende facilmente do cacho, isso é sinal de que a fruta já está muito madura. Vai muito bem na elaboração de guarnições de carnes, peixes e aves assadas. Também pode ser usada em saladas de folhas e decorações de doces.

Lichia

A casca deve estar grossa, com a polpa consistente e sem rachaduras. Quanto mais vermelha, mais madura e saborosa. É excelente para o preparo de sobremesas, saladas e em pratos de carnes suínas e aves.

Cereja

Observe se está com a cor vermelha brilhante, sem manchas e firme. Prefira a que conserve o cabinho bem verde e brilhante, isso indica que ela está saudável e fresca. Muito boa para ser consumida in natura, utilizada na preparação de caldas, doces, recheios e decorações de bolos. Combina perfeitamente com chocolate.

Ameixa

As mais gostosas são bem perfumadas e com a cor vermelha concentrada. Deve estar firme ao toque. Ótima para combinações agridoces, ela fica deliciosa em molhos para acompanhar lombo suíno assado. Ainda pode ser usada para incrementar farofas.

Pêssego

Prefira o que estiver com a casca mais avermelhada, assim estará maduro e docinho. Use em assados com carne suína, pavês e tortas de frutas.

Fonte: http://dietaja.uol.com.br/nutricionista-ensina-como-escolher-as-frutas-para-a-ceia-de-natal/#



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato