Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[20/07/2018]
Sete casos de sarampo são confirmados no Estado
Todos os episódios têm ligação com a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde foi registrado o primeiro caso da doença
[16/07/2018]
Doença sexualmente transmissível pouco conhecida se alastra e alarma médicos
Infecção bacteriana mycoplasma genitalium causa dores, secreções e, no caso das mulheres, pode levar à infertilidade
[06/06/2018]
Tratamento experimental curou câncer de mama em estágio avançado
O câncer, que já tinha se espalhado pelo corpo, foi derrotado pelas células da própria paciente – que foram colhidas, selecionadas, multiplicadas e reinjetadas
[04/06/2018]
Um em cada 4 adultos é sedentário, diz Organização Mundial da Saúde
OMS lança compromisso para diminuir falta de atividade física no mundo em 15% até 2030. Inatividade onera assistência em US$ 54 bilhões anuais, diz entidade.

+ mais   


Robôs podem vir a realizar cirurgias no SUS


20/09/2017


O Ministério da Saúde avalia um projeto desenvolvido no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília, e discute investimentos para a implantação de tecnologia robótica no Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é que a tecnologia torne os procedimentos cirúrgicos cada vez menos invasivos.

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Marco Fireman, afirmou que o projeto é ousado e importante. "Estudamos a possibilidade de introduzir a tecnologia robótica em fase experimental de pesquisa para fazer a avaliação de desempenho no SUS, verificar benefícios para saber se temos viabilidade de ampliar o investimento futuramente para outros hospitais", complementa.

O robô é um aparelho, comandado pelo cirurgião, que permite alta precisão e reduz o tempo de duração dos procedimentos. É uma inovação que permite a visualização de tumores de forma mais detalhada, rastreando, inclusive, aqueles que não são identificados em cirurgias comuns. "A tecnologia permite alto desempenho em procedimentos de ressecção de tumores e aumenta chances de cura de pacientes oncológicos. É um avanço inestimável", pontuou o médico e diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica, Renato Teixeira.

O uso da robótica na saúde já é uma prática consolidada em países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, por exemplo, há mais de 3.500 robôs em unidades hospitalares para cirurgias de alto grau de complexidade. "É uma tendência mundial. O HRAN é também um centro de ensino. Um projeto como esse permite, além do aumento na recuperação de pacientes, mas também a possibilidade de preparar médicos para o futuro", diz.

O ministério já oferece incentivos fiscais para projetos que utilizem a tecnologia robótica, por meio dos programas de Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) e Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), feitos por entidades filantrópicas credenciadas ao SUS.

FONTE: A Tarde



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato