|
|
Conheça as doenças que podem se manifestar pela boca
11/04/2018
Quando falamos sobre a saúde da boca, em primeiro lugar lembramos de cáries, implantes, gengivite entre outros incômodos ligados aos problemas bucais comuns. O que pouca gente sabe é que diversos sintomas surgem na cavidade oral e indicam a presença de algumas patologias que podem ser ou não graves, e por isso não devem ser ignorados.
Segundo explica o gastroenterologista do Hapvida Saúde, João Paulo Cândido Barbosa, é muito comum o surgimento de alterações inflamatórias ou infecciosas na boca, além de doenças sistêmicas que apresentam lesões como aftas, glossites e úlceras. As doenças mais comuns que podem se manifestar por meio da boca são: aids, sífilis, diabetes, anemia, refluxo gastroesofágico, câncer de boca e doenças autoimunes, como, por exemplo, lúpus, diz.
Confundir feridas com aftas pode ser frequente, mas o especialista faz o alerta para que o indivíduo saiba identificar quando há algo de errado, notando reincidência e permanência de mudanças. Lesões que não cicatrizam em duas semanas associados ou não à perda de peso, dor, sangramento e aparição de linfonodos palpáveis devem ser consideradas suspeitas, explica Barbosa.
O médico esclarece também as diferenças entre doenças infecciosas, autoimunes e tumorais. As autoimunes provocam inflamações de outros órgãos, como, por exemplo, artrite, lesões na pele ao se expor à luz solar, doenças cardiovasculares entre outras. No caso das infecciosas, os sintomas são febre, adinamia (fraqueza muscular) e geralmente prejudicam mais de um órgão.
Já as tumorais, apresentam-se inicialmente no local da lesão e podem se espalhar nos casos de doença neoplásica avançada, o câncer. A distinção entre os tipos, muitas vezes, acontece com a ajuda do procedimento de biópsia no local afetado, explica.
O autoexame na cavidade bucal ajuda a identificar alterações de origens duvidosas que sinalizam a necessidade de procurar um apoio médico imediato para receber o diagnóstico e tratamento adequados. Além disso, o autoexame também auxilia na detecção precoce de um tumor, conclui.
Fonte: SEGS
|