Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Alérgica e emocional: conheça dois tipos de gastrite


26/10/2018


Queimação no estômago sempre é sinal de gastrite? O Bem Estar desta quinta-feira (25) falou sobre o assunto com gastroenterologista Ricardo Barbuti e a alergista e imunologista Ariana Yang.

Gastrite nervosa ou emocional

Existem tipos de gastrite. A nervosa ou emocional é o nome popular da dispepsia funcional. É uma dor estomacal, parecida com a gastrite ou úlcera tradicional, só que não apresenta nenhuma alteração no estômago que possam justificar os sintomas. O diagnóstico é feito por exclusão.

As mulheres jovens têm mais predisposição a ter a gastrite emocional. Ela pode ter relação com doenças alérgicas e com o refluxo.

Entre os sintomas estão a queimação ou dor estomacal, se sentir empanturrado após as refeições, sensação de estômago distendido, saciedade precoce, azia.

Gastrite alérgica

Esse tipo de gastrite é uma reação do sistema imune a uma determinada situação (envolvendo alimentos) relacionada ao aumento de uma célula chamada de eosinófilo. É possível detectar o desequilíbrio da célula através de uma biopsia feita através da endoscopia.

O diagnóstico se confirma quando existe uma anormalidade nos níveis de eosinófilos nas células sanguíneas. O tratamento geralmente é realizado com uso de corticoides. Entre os sintomas estão dor abdominal, náuseas, vômitos, sensação de ficar entalada e vontade de vomitar.

Fonte: G1 Globo



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato