|
|
Diabetes: doença silenciosa que faz uma vítima a cada 10 segundos
12/11/2012
O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado para mostrar ao mundo os dados alarmantes da doença e alertar para a necessidade de educação e prevenção. De acordo com dados da IDF (Federação Internacional do Diabetes), 366 milhões da população adulta mundial vive com a doença e esse número deve aumentar para 552 milhões de pessoas até 2030.
Só no Brasil, segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), há 12 milhões de portadores de diabetes, o que representa quase 10% da população. Assim como no mundo, a tendência é que esse número cresça desenfreadamente se nada for feito.
Complicações do diabetes levam à perda de sensibilidade nos pés.
O portal R7 aproveitou a data comemorativa para mostrar que também está unido no combate a doença. A partir desta segunda-feira (12) até domingo (18), você vai ficar bem informado sobre sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção. Acompanhe esta cobertura especial e fique fora das estatísticas.
Entenda a diferença entre os tipos de diabetes:
DIABETES TIPO 1
Também conhecido como diabetes infanto-juvenil, a doença é mais comum em crianças, adolescentes e adultos jovens. Caracterizada pela incapacidade do pâncreas produzir insulina, seus portadores precisam de injeções diárias do hormônio para controlar a glicose no sangue.
DIABETES TIPO 2
É mais comum na população com sobrepeso ou obesa, sedentária e acima dos 40 anos, representando 90% dos casos da doença no Brasil. Apesar do pâncreas produzir insulina, essa não consegue agir de forma adequada, o que se denomina resistência a insulina. Sua principal causa é o acúmulo de gordura abdominal.
DIABETES TIPO 3
A doença é diagnosticada geralmente no meio da gravidez e precisa de tratamento durante este período. Após o nascimento do bebe, o diabetes costuma desaparecer, mas esta mulher está mais propensa a desenvolver o diabetes tipo 2 ao longo da vida.Entenda a diferença entre os tipos de diabetes.
Fonte:R7
|