|
|
Homens com barriga têm maior risco de osteoporose, diz estudo americano
29/11/2012
Homens obesos com gordura acumulada na barriga têm um fator de risco maior para desenvolver osteoporose, aponta um novo estudo apresentado nesta quinta-feira (28) na reunião anual da Sociedade de Radiologia da América do Norte (RSNA), que vai até esta sexta (30) em Chicago, nos EUA.
Segundo a autora Miriam Bredella, radiologista do Hospital Geral de Massachusetts e professora adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Harvard, em Boston, é importante que os homens saibam que a obesidade não causa apenas diabetes, doenças cardiovasculares, colesterol alto, asma, apneia do sono e problemas nas articulações – mas também perda de massa óssea.
A equipe avaliou 35 pacientes com idade média de 34 anos e índice de massa corporal (IMC) de 36,5 – obesidade grau 2. Os voluntários foram submetidos a uma tomografia do abdômen e da coxa para avaliar a quantidade de gordura e massa muscular, além de outro exame em alta resolução do antebraço, para analisar a força dos ossos e o risco de fraturas.
A observação mostrou que os homens com mais gordura visceral – localizada debaixo do tecido muscular, na cavidade abdominal – tinham uma menor resistência óssea em comparação com aqueles com menos gordura na cintura.
A gordura visceral é favorecida pela má alimentação, pelo sedentarismo e pela genética. Segundo o Centro Nacional de Estatísticas de Saúde dos EUA, mais de 37 milhões de americanos acima dos 20 anos são obesos.
"A maioria dos estudos sobre osteoporose têm focado nas mulheres. Os homens eram considerados relativamente protegidos contra a perda óssea, especialmente os obesos”, disse a principal autora da pesquisa.
“O que nos surpreendeu foi que homens obesos com uma grande quantidade de gordura visceral tinham a força óssea significativamente reduzida em comparação com aqueles com IMC similar, mas pouca gordura na barriga”, concluiu Miriam.
Fonte: G1
|