Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[21/01/2019]
Evolução da sífilis: quando se deve buscar ajuda
Entenda como a sífilis evolui e saiba quando procurar ajuda
[18/01/2019]
Cientistas desenvolvem molécula que pode tratar insuficiência cardíaca
A Samba foi desenvolvida por pesquisadores da USP nos últimos dez anos, e o teste em ratos se mostrou promissor para ajudar pacientes que sofrem da doença.
[15/01/2019]
Dorme menos de 6 horas por noite?
Estudo indica que você tem mais chances de ter problemas de saúde
[10/01/2019]
É arriscado beijar bebês recém-nascidos?
Veja que cuidados tomar na hora da visita

+ mais   


9 dicas para eliminar o estresse do fim de ano


17/12/2012


1. Medite antes de sair da cama

Ao despertar, ainda deitada, respire 10 vezes, inspirando e expirando com a atenção voltada para o ar que entra e sai das narinas. "Perceba o contato do seu corpo com a cama e vá levantando devagar", ensina Stephen Little, instrutor de práticas de redução de estresse do Centro de Vivência em Atenção Plena.

2. Organize-se, não dramatize

A lista de tarefas é imensa? Não saia fazendo tudo desordenadamente. "Execute primeiro as tarefas importantes e faça só o que der", orienta a psicóloga Carolina. Ser flexível ajuda. Se não der conta de fazer tudo, ok! "Aceitar o que dá errado ameniza a ansiedade", completa.

3. Esvazie a cabeça

A loja está lotada e o clima é de histeria coletiva? Procure um cantinho calmo e sente-se. "Lembre-se: você não precisa entrar neste clima de ansiedade", diz Little. E só então volte às compras.

4. Coma direito

Na correria, comemos mal e isso aumenta o cansaço. Abra mão de comidas gordurosas, que deixam a digestão mais lenta, e invista em alimentos com vitamina C (que afasta o estresse) e carboidratos (que liberam serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar). Chá quentinho também ajuda a acalmar, que tal hortelã?

5. Inspire, expire!

"A respiração é o porto seguro de uma mente arrastada pela ansiedade. Quando você dá atenção a ela, conecta-se com seu corpo e começa a desacelerar", explica Little. Pare três minutos três vezes ao dia para se concentrar na respiração.

6. Encare de frente

Livre-se da obrigação de estar feliz o tempo todo que o mundo impõe nesta época. "Negar o estresse só vai fazê-lo crescer. Encare que você não está bem. Refletindo, dá para deixar o nervosismo passar de forma natural", sugere Little.

7. Use o poder das mãos

Fazer trabalhos manuais promove a tranquilidade. E dá para aliar o útil ao agradável: troque a ida ao shopping lotado por uma tarde fazendo artesanato ou cozinhando. Vale inclusive convidar suas amigas! O resultado pode virar um belo presente para alguém querido.

8. Reveja o problema

No sufoco, aumentamos o que sentimos. "Nem todo problema precisa ser profundamente analisado - isso gera pressão. Algumas chateações são do momento e devemos apenas deixar passar", observa o instrutor de práticas de redução de estresse. E alimentar sentimentos ruins também colabora para acumular ainda mais tensão.

9. Permita-se!

Você merece um descanso! Procure um ombro amigo, tome um banho bem demorado seguido de um jantarzinho gostoso, veja um filme bom ou apenas escreva suas aflições. Desabafar alivia!


Fonte: Abril



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato