|
|
PASSE O CARNAVAL COM SAÚDE
07/02/2013
Explode coração! Os quatro dias mais animados do ano vêm aí, e você quer aproveitar ao máximo, não é? No entanto, por mais vontade que tenha de se jogar na festa, não dá para descuidar da saúde; afinal, “todo Carnaval tem seu fim”.
Por isso, o Portal Vital convidou um time de especialistas que vai mostrar como se divertir sem correr riscos. Assim, todo mundo vai poder esbanjar alegria e ainda chegar inteirinho à Quarta-feira de Cinzas.
Prepare o corpo para atravessar a avenida
Se você passou o ano todo sem fazer um polichinelo sequer, é bem improvável que chegue ao Carnaval com a energia de uma passista. Entretanto, ainda dá para melhorar o preparo físico se você correr para a academia agora mesmo.
"Indico treino leve de musculação e exercícios aeróbicos por pelo menos meia hora, três vezes por semana", diz a personal trainer Claudia Bertolozzi.
Já durante a folia, para evitar que você se machuque, é importante não forçar seus pezinhos a sambarem além do que podem. De qualquer maneira, se acabar pintando aquela dorzinha muscular, nem pense em ficar na cama descansando! "Pode parecer contraditório, mas acredite: se os músculos doem, exercícios leves ou uma boa caminhada eliminará o desconforto mais rapidamente", ensina Claudia.
Evite exagerar na comida e bebida
Beber muita água para não desidratar e comer bem são os conselhos básicos para todo folião. “Como existe um gasto energético elevado, coma muito carboidrato, de preferência integral”, indica a endocrinologista Claudia Chang.
Porém, a médica pede cuidado na hora de selecionar a refeição. “Se o alimento não estiver com boa aparência ou com sabor adequado, não arrisque. Intoxicações alimentares são muito comuns nesta época e estragam o Carnaval de qualquer pessoa”, complementa.
Quanto à bebedeira, evite exageros. Também não é aconselhável consumir álcool em jejum. Misturar bebidas com energéticos é completamente proibido! “Isso pode causar o aumento da frequência cardíaca e até a elevação da pressão arterial”, alerta a doutora.
Caso você acabe passando da conta e comece a se sentir mal, o melhor a fazer é procurar um local arejado, hidratar-se e consumir nutrientes de absorção rápida, como ameixas secas.
Quando a festança acabar, repouse e dê prioridade a uma alimentação rica em frutas e verduras para desintoxicar.
Cuidado com as DSTs!
E já que estamos falando do feriado que transpira sexualidade, não custa insistir: a camisinha é a maneira mais eficaz para evitar doenças sexualmente transmissíveis.
Mas as mulheres devem ter alguns cuidados a mais. "Enquanto o genital do homem é coberto de pele, o da mulher é uma mucosa bem menos resistente", explica a ginecologista e obstetra Denise Coimbra.
Um problema muito comum entre as garotas no período de folia é a candidíase, uma micose associada ao uso prolongado de roupas úmidas. "Os sintomas são corrimento, coceira e inflamação na vulva", enumera a especialista.
Ardência ao urinar é outra reclamação frequente em consultórios após o Carnaval. "A cistite é uma inflamação na uretra que acontece quando a mulher tem um aumento repentino na quantidade de relações sexuais praticadas", revela Denise.
Também preste atenção nos banheiros públicos: não sente no vaso sanitário antes de forrá-lo.
Seguindo essas orientações, você vai chegar à Quarta-feira de Cinzas pronto para voltar à rotina, com muitas boas histórias para contar!
Fonte: Portal Vital
|