Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Descubra como a automedicação pode arruinar sua saúde


14/02/2013


Entenda por que tomar remédio por conta própria pode ser um dos maiores perigos para a sua saúde

Um comprimido para dor de cabeça, outro para cólica, mais um para má digestão... Apesar do alerta de médicos, a maioria dos brasileiros toma remédio por conta própria.

Agora um dado assustador:

A automedicação é responsável pela morte de 20 mil pessoas por ano no país, segundo a Associação Brasileira da Indústria Farmacêutica, sendo a maior parte dos casos resultante de intoxicação e reações alérgicas.

Medicamentos podem salvar e matar, diz o clínico geral Antonio Sproesser, autor do livro Pergunte ao Doutor O Guia para Solucionar suas Dúvidas mais Frequentes (Ed. Universo dos Livros). A dosagem errada pode causar sérios problemas. Cansei de ver gente no pronto-socorro com arritmia cardíaca e falta de ar pelo uso indevido de descongestionante nasal.

Perigo à vista

Interação medicamentosa: É o nome da reação provocada pelo uso indiscriminado de diferentes remédios consumidos ao mesmo tempo o que pode potencializar ou reduzir o efeito de um dos medicamentos, anular o tratamento ou piorar sua saúde.

Antitérmicos e anti-inflamatórios: Se usados aleatoriamente, podem causar lesões no estômago, fígado e rins, muitas vezes irreversíveis.

Uso excessivo de antibióticos: Aumenta o risco de casos de superbactérias, que ficam resistentes aos tratamentos existentes.

Erros comuns

- Resolver na farmácia algum problema de saúde. Pior: ser atendido por um vendedor, e não pelo farmacêutico responsável.

- Ficar com preguiça de marcar consulta ou ir ao pronto-socorro e seguir orientações de pessoas não preparadas (apesar de terem boas intenções) como mãe, vizinhas e amigas. O remédio que solucionou o problema da outra não necessariamente vai solucionar o seu!

- Armazenar remédios em casa, muitas vezes sem bula e vencidos, e em locais impróprios, como banheiro e cozinha geralmente ambientes úmidos e quentes.

O governo está de olho!

Na luta contra o hábito da automedicação no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou recentemente que estuda uma nova regulamentação para controlar a venda de medicamentos de tarja vermelha. Desde 2010, a entidade já exige a retenção de receita para antibióticos, nos moldes das drogas de tarja preta. E, como há muitos remédios expostos nas prateleiras das farmácias, controle-se! Compre apenas o recomendado pelo médico.

Fonte: MdeMulher



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato