Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Pesquisa clínica rende doutorado e beneficia pacientes


23/11/2010


A defesa da tese Impacto da cirurgia compartimental no tratamento dos pacientes portadores de sarcomas primários do retroperitônio, em 19 de agosto, rendeu ao médico Carlos Eduardo Rodrigues Santos mais do que o título de doutor em Oncologia pelo INCA. Ex-aluno da segunda turma do curso, ele se tornou o primeiro cirurgião a apresentar um trabalho puramente clínico em um curso de doutorado desde que a pós-graduação strictu sensu passou a ser oferecida no Instituto, em 2005. “A pesquisa clinica é fundamental em uma instituição que deseja produzir conhecimento”, pondera Carlos Eduardo.
A cirurgia compartimental é aquela na qual, em conjunto com o tumor, são retirados os órgãos que estão em volta dele, com o objetivo de diminuir a taxa de recidiva (retorno da doença) e garantir maior sobrevida final ao paciente. Em seu estudo, Carlos Eduardo avaliou se o procedimento era vantajoso nos sarcomas (neoplasias malignas oriundas do tecido conjuntivo) localizados no retroperitônio, membrana que reveste interiormente as paredes do abdome.
Segundo o médico, o resultado dessa avaliação, que ainda não havia sido feita nos pacientes em tratamento na Seção de Cirurgia Abdômino-Pélvica do INCA, mostrou que o procedimento não era vantajoso quando os órgãos em volta do tumor não estavam efetivamente invadidos. “Minha tese levantou conhecimento sobre um assunto pouco estudado, possibilitando uma diminuição imediata na morbidade dos pacientes operados portadores de sarcomas retroperitoniais”, explica. O trabalho foi orientado pelo cirurgião Mauro Monteiro.



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato