Os 13 mitos que as vovós contam. E não só elas!
08/04/2013
Os mitos que as vovós e outras histórias que ouvimos repetidas vezes, passam a ser consideradas verdades. Tome cuidado com aquelas que aquelas que podem afetar sua saúde e evite transmiti-las às futuras gerações:
1 - "Creme dental é ótimo para tratar queimaduras"
Quem passa pasta de dente na pele afogueada sofre em dobro: primeiro para espalhar o creme, depois para retirá-lo da cútis sensível. "O ideal é não aplicar nada sem a orientação de um médico. A pessoa pode se surpreender negativamente com os efeitos de certos produtos", avisa Denise Steiner, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O mesmo vale para clara de ovo, borra de café, manteiga...
2 - "Cerveja preta aumenta a produção de leite materno"
"A mulher precisa de muita água, frutas e leite de vaca, mas nada de cerveja", atesta o ginecologista Eduardo de Souza, do Hospital São Luiz, em São Paulo. Essa polêmica, diga-se, voltou quando a cantora americana Mariah Carey declarou que tomava a bebida durante o aleitamento de seu bebê com esse fim...
3 - "Usar boné faz o cabelo cair"
Os fios ficam aprisionados embaixo do chapéu, mas isso não significa que o adereço os faça se desprenderem do couro cabeludo. "Os bonés podem promover a dermatite seborreica — a caspa — e a quebra dos cabelos, mas não provocam a calvície", desmitifica o tricologista Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo.
4 - "Manga com leite faz mal"
No Brasil colonial, os senhores de engenho não queriam que os escravos tomassem leite, um artigo caro à época. A manga, por outro lado, era abundante. Daí surgiu a lorota de que misturá-los não seria bom para o estômago. "A manga é rica em antioxidantes e o leite é a nossa principal fonte de cálcio. Juntá-los não traz nenhum problema", libera a nutricionista Elaine Rocha de Pádua, da Universidade Federal de São Paulo
5 - "Chocolate causa espinhas"
O cacau, matéria-prima do produto, não é responsável pela acne. "Alguns estudos mais recentes relacionaram o problema com derivados do leite e alimentos adocicados em geral", diz a dermatologista Denise Steiner. Se você é daqueles que comem chocolate e veem a pele pipocar, invista nos meio amargos, com menos gordura e açúcar.
6 - "Água com açúcar acalma os nervos"
Os grãos adocicados até induzem a liberação da serotonina, um neurotransmissor ligado ao bem-estar. Mas a reação não é tão ligeira assim. "É muito mais válido e saudável oferecer um chá de camomila ou um fitoterápico à base de maracujá", sugere a nutricionista Elaine Rocha de Pádua.
7 - "Não pode engolir chiclete porque ele gruda no estômago"
As gomas de mascar não foram feitas para serem devoradas. Porém, se você estiver distraído e, depois de tanto mastigar, passar o chiclete goela abaixo, não se preocupe: "Ele sai com as fezes em até 24 horas", acalma o gastroenterologista José Roberto de Almeida, presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia. Só não faça disso um hábito: aí, sim, o material pode acumular.
8 - "Soprar o machucado faz a dor passar mais rápido"
Quando a criança rala o joelho, é comum alguém assoprar a ferida na tentativa de aliviar a chateação. Mas essa atitude é até perigosa: "Ao fazer isso, você está jogando diversas bactérias para dentro da lesão", adverte o pediatra Tadeu Fernando Fernandes, da Sociedade Brasileira de Pediatria. Nesse caso, a velha dupla água e sabão é a melhor pedida.
9 - "Estalar os dedos dá artrose"
Se você tem o hábito de esticar as juntas até ouvir aquele barulho, pode até incomodar quem está por perto, mas estudos não encontraram ligações dessa mania com a artrose. "Em compensação, há evidências de que esses movimentos podem causar inchaço nas juntas e diminuição da força na mão", salienta a fisiatra Pérola Grinberg Plapler, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
10 - "Ler no escuro estraga a vista"
Isso cai por terra ao primeiro olhar mais atento. "Na pior das hipóteses, ler no escuro causa fadiga ocular e dor de cabeça, o que pode ser resolvido com uma boa iluminação local", garante o oftalmologista Omar Assae, do Hospital Cema, em São Paulo. Em situações de pouca luminosidade, a pupila se dilata e a profundidade do foco fica reduzida. Mas esse esforço para enxergar as letrinhas não vai se transformar em miopia.
11 - "Bolo quente dá dor de barriga"
Outra história sem pé nem cabeça, dizem os médicos. Ora, quando a comida passa pelo esôfago, o corpo já se adapta à sua temperatura. "O restante do aparelho digestivo não nota se um alimento está quente ou frio. O que pode causar algum mal-estar é a quantidade ingerida ou algum ingrediente", diz o gastroenterologista José Roberto de Almeida.
12 - "Tomar friagem com o cabelo molhado dá dor de garganta"
Sair no frio depois de tomar um banho quente não faz nada bem para o organismo, mas essa atitude não está relacionada a incômodos na garganta ou febre. "O grande perigo é o choque térmico, que, dependendo da intensidade, pode até causar uma parada cardíaca", alerta o pediatra Tadeu Fernando Fernandes.
Fonte: Saúde Abril