Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[15/03/2019]
Comer cogumelos duas vezes por semana reduz risco de perda de memória
Comer cogumelos ao menos duas vezes por semana pode ajudar a prevenir problemas de memória e fala em pessoas com mais de 60 anos.
[22/02/2019]
Minicérebros criados em laboratório no Rio têm até olhos
No futuro, testes dirão se os organoides podem enxergar; estruturas devem servir para entender doenças e avaliar medicamentos
[15/02/2019]
Gonorreia: por que a doença está ficando resistente a medicamentos
Bactéria responsável pela infecção sexualmente transmissível está desenvolvendo resistência aos antibióticos existentes
[14/02/2019]
Surto de febre amarela avança para Sudeste e Sul, alerta OMS
Em comunicado emitido em Brasília, entidade amplia área de vacinação para estrangeiros e aponta para terceira onda de contaminação

+ mais   


Vacinação em dia para Adultos


09/05/2013



Adultos também devem tomar Vacinas!

Mesmo depois dos 18 anos, precisamos nos imunizar contra determinadas doenças.
Veja quais vacinas são importantes e não marque bobeira. Procure um posto de saúde perto da sua casa.
A campanha anual para a vacina da Gripe ainda está ativa. Não deixe de se vacinar.

Difteria e tétano

Nome da vacina: dupla tipo adulto

Por que e quando você deve tomá-la: ambas as doenças são causadas por toxinas produzidas por duas bactérias. A difteria provoca inflamação na mucosa da garganta, do nariz e da traqueia e pode até afetar o sistema cardiovascular. Já o tétano faz com que o doente tenha espasmos musculares. Todos devem tomar a vacina a cada dez anos.

Febre amarela

Nome da vacina: febre amarela

Por que e quando você deve tomá-la: enfermidade viral contraída através da picada de um mosquito contaminado. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre, calafrios, dor no corpo, pele e olhos amarelados. Devem tomar a vacina pessoas que moram ou decidam viajar para locais de risco, como Amapá, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso, entre outros.

Hepatite B

Nome da vacina: hepatite B

Por que e quando você deve tomá-la: o contato com sangue ou secreções contaminadas é o meio de transmissão do vírus. O paciente pode tanto não apresentar sintomas e se curar naturalmente como sentir náusea, dor abdominal e ter a pele amarelada. Qualquer um que tenha contato com sangue, como manicures e enfermeiras, precisam das três doses da vacina.

Sarampo, caxumba e rubéola

Nome da vacina: tríplice viral

Por que e quando você deve tomá-la: as três têm causa viral. O sarampo consiste na infecção do sistema respiratório; a caxumba provoca inchaço nas glândulas salivares; e a rubéola, o aumento das glândulas do pescoço. Recomenda-se que mulheres tomem a vacina três meses antes de engravidar. Também é indicada para pessoas que estejam em local de surto de uma das doenças.

Gripe

Nome da vacina: influenza sazonal

Por que e quando você deve tomá-la: contraída por via respiratória ou contato direto com secreções contaminadas, essa doença viral provoca febre, dor no corpo, fadiga e tosse. Especialmente indicada para idosos e pessoas com doenças do coração, pulmão e rins, deve ser tomada anualmente.

Pneumonia

Nome da vacina: pneumo 23

Por que e quando você deve tomá-la: a inflamação nos pulmões causa febre alta, dor de cabeça, calafrios e dor no peito. Pode ser contraída por via respiratória, transfusão de sangue ou contato com secreções contaminadas. A vacina é indicada para portadores de doenças crônicas no pulmão ou coração.


--
Dra Luciana Spina
Endocrinologista- Doutorado pela UFRJ
Programa de Diabetes e Hipertensão da SMSDC-RJ



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato