Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Alerta sobre o uso de remédio para emagrecer


13/09/2011


Anvisa emite nota informando que medicamento contra diabetes tipo 2 pode causar efeitos colaterais graves se empregado por pacientes que desejam apenas perder peso

Rio - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre o uso inadequado do medicamento injetável Victoza (liraglutida). Desenvolvido pelo laboratório Novo Nordisk, o remédio, feito para controlar o diabetes tipo 2, está sendo utilizado para emagrecer. “O uso para outra finalidade que não seja antidiabético pode causar riscos sanitários para a população”, diz nota da Anvisa.

Esses riscos, segundo o órgão, seriam pancreatites, desidratação, alteração da função renal e distúrbios da tireoide — além de efeitos adversos relatados também por quem usa o Victoza para controlar o diabetes, como dores de cabeça, náusea e diarreia.

“A única indicação aprovada atualmente para o medicamento é como agente antidiabético. (...) Não foram apresentados à Anvisa estudos que comprovem qualquer grau de eficácia ou segurança do uso do produto Victoza para redução de peso”, diz a nota.

A Anvisa decidiu publicar a nota após ter conhecimento de que alguns médicos estariam receitando o Victoza para auxiliar pacientes na perda de peso — uma atividade chamada “off label”.

POLÊMICA NA DIETA

A prática de receitar remédios sem indicação da bula é feita quando há evidências de que a droga pode ser útil para outros fins que não o indicado. O “off label” não é antiético, segundo o Conselho Federal de Medicina, desde que o médico informe ao paciente sobre o produto.

Essa não é a primeira vez que a Anvisa emite alertas sobre o uso de medicamentos para emagrecer. Há alguns meses, o órgão começou uma longa discussão sobre o uso de anorexígenos e Sibutramina. Inicialmente, pretendia banir de vez esses medicamentos, mas há alguns dias pode ter mudado de ideia. A proibição valeria apenas para os anorexígenos. A Sibutramina, no entanto, teria controle mais rígido na venda.

Segundo a Anvisa, até o final deste mês a novela da Sibutramina terá um fim. Para os usuários do Victoza, entretanto, o prazo será mais longo: o Novo Nordisk sequer terminou estudos que mostram que a droga seria boa para aqueles que desejam perder alguns quilos.

fonte: O dia online em 13/09/2011



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato