Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[13/11/2018]
Aplicativo de celular identifica com precisão ataques cardíacos
Pesquisadores acreditam que aplicativo poderia ajudar pessoas em países sem acesso a exames como o eletrocardiograma tradicional.
[12/11/2018]
Exame de cinco minutos pode prever o risco de demência, diz estudo
Doença estaria associada a maior pulsação arterial, que desencadearia declínio cognitivo
[07/11/2018]
Inteligência artificial consegue prever Alzheimer anos antes do diagnóstico

[05/11/2018]
O inovador implante na medula que fez homem com paralisia voltar a andar
Cientistas da Suíça desenvolveram método que estimula impulsos em medula espinhal de pacientes.

+ mais   


Tireoide: veja os sintomas que surgem quando ela não está bem


02/08/2013



A glândula tireoide é fundamental para várias funções do corpo, mas pode complicar a saúde quando não funciona bem

A tireoide é levinha, pesa cerca de 20 gramas, mas tem uma grande missão no nosso corpo. Está por trás do ritmo do coração, dá um empurrão no trânsito intestinal, aumenta a disposição e atua no desenvolvimento dos bebês na gravidez. “É uma glândula, com o formato de uma borboleta, que produz os hormônios T3 e T4”, diz a médica Laura Ward, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Eles são como combustíveis e botam nosso corpo para funcionar a todo vapor.


• Teste do pezinho

Assim que nascem, todas as crianças precisam passar por esse exame, que é garantido por lei e está disponível na rede pública. O teste, feito a partir de gotinhas de sangue, detecta males genéticos e até um tipo raro de anemia. Ele também dá pistas sobre o funcionamento da tireoide. Se a produção dos hormônios tireoidianos não está adequada, a criança pode ter uma doença que leva à deficiência intelectual. O tratamento com hormônios sintéticos evita o distúrbio, que é conhecido como cretinismo.


• Você sabia?

Seu nome foi inspirado no formato de antigos escudos. A palavra “tireoide” vem do grego e é a junção dos termos thyreós (escudo) e oidés (forma de).

• Ela nem sempre é culpada

Muita gente acusa a tireoide pela obesidade. Embora o mau funcionamento da glândula reduza o metabolismo e diminua o gasto energético, geralmente o ganho de peso é de cerca de 4 kg, ou seja, não é nenhum exagero.

• Falta e excesso

Tendência hereditária, distúrbios no sistema imune e até estresse podem afetar a produção dos hormônios. Se há baixa, ocorre o hipotireoidismo. Já o excesso é o hipertireoidismo.
Confira os sintomas:


• Hipertireoidismo

- Taquicardia

- Tremores

- Perda rápida de peso

- Olhos saltados

- Nervosismo

• Hipotireoidismo

- Cansaço

- Desânimo

- Prisão de ventre

- Excesso de sono

- Problemas de Memória



• É bom checar com frequência

Um exame simples ajuda a apontar a presença de nódulos na tireoide. Embora a grande maioria dessas bolotas seja benigna, há chances de tumor maligno. E, quanto mais cedo ele for detectado, claro, mais eficaz será o tratamento.


• Faça em casa

Fique de frente para o espelho, beba um gole de água e observe o pescoço, ou melhor, a região exata do gogó. Conforme o líquido desce, dá para perceber a glândula. Se aparecer uma bola ali, é sinal de que pode haver um nódulo. Vá ao médico para tirar a dúvida.



Fonte: MdeMUlher



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato