|
|
Conheça as causas da dor nas costas e aprenda a evitá-la
23/08/2013
Muitos casos de dor nas costas são resolvidos com remédio e fisioterapia, mas há medidas mais simples que você mesma pode tomar para evitar que ela apareça
Pesquisas apontam a dor nas costas como o maior motivo de afastamento do trabalho no mundo. Pontadas, formigamentos e outros incômodos afetam desde a coluna lombar – daí o nome lombalgia –, que fica pertinho do bumbum, até a área do pescoço, a cervical. As causas vão de má postura, caso da hiperlordose (aumento da curvatura da coluna), a colchão inadequado, sedentarismo e obesidade. “Músculos, articulações e nervos comprimidos disparam inflamações e provocam o problema”, diz o ortopedista Délio Eulálio Martins, da Universidade Federal de São Paulo. A maioria dos casos se resolve com remédios e fisioterapia.
• A tal hérnia de disco
Entre as vértebras existe um amortecedor de cartilagem: é o disco. Se ele sofre degeneração – seja pela genética, por envelhecimento ou exageros na atividade física –, seu núcleo se desloca e comprime os nervos, causando dores.
• Dor na gestação
Conforme a barriga cresce ocorre uma alteração no centro de gravidade do corpo. A mulher tende a se curvar em busca de equilíbrio e fica torta. O peso extra também força a musculatura das costas. Uma forma de atenuar o problema é a prática de hidroterapia orientada pelo obstetra. Aliás, remédios também só podem ser usados com o aval do médico.
• Você sabia?
O cigarro serve de estopim para problemas na coluna. Ele interfere na circulação, prejudicando o fluxo do sangue na região, e, para piorar, provoca a inflamação das articulações.
• Que tal dar uma alongada?
Ficar sentada na mesma posição por muito tempo aumenta a carga sustentada pela coluna, e ela pode pedir arrego. A dica do médico Délio Eulálio Martins é sair da cadeira a cada duas horas. Vale pegar uma água, ir ao banheiro ou simplesmente dar uma boa esticada no esqueleto.
• Sonhe com os anjos
Na hora de dormir, a recomendação é deitar-se de lado e usar um travesseiro firme e numa altura que deixe o pescoço reto. Uma almofada entre as pernas também ajuda a alinhar os ossos, diminuindo as chances de dor. Vale destacar que o colchão não deve ser muito mole.
Fonte: MdeMulher
|