|
|
Franceses mapeiam resistência do sistema imunológico ao HIV
01/11/2013
A equipe usou um supercomputador para analisar mutações do sistema imunológico de uma variedade de cepas de HIV
Os pesquisadores que criaram o primeiro mapa de resistência humana ao HIV dizem que os resultados do seu trabalho podem levar a melhores tratamentos para o vírus que causa a Aids.
Quando uma pessoa é infectada com o HIV, o sistema imunológico tenta destruir o vírus. Para lutar contra estes ataques, o HIV sofre mutações genéticas milhões de vezes ao dia. Na maioria dos casos, esta tática permite que o vírus derrote o sistema imunológico.
No entanto, o sistema imunológico de algumas pessoas consegue manter o HIV controlado sem qualquer tratamento. "O vírus sobrevive, mas replica de forma mais lenta e, portanto, sua capacidade de destruição é, em certo sentido, neutralizada", afirma o co-autor Jacques Fellay, do Instituto Federal Suíço de Tecnologia, em Lausanne.
Neste estudo, a equipe de Fellay usou um supercomputador para analisar mutações do sistema imunológico disparadas no genoma de uma variedade de cepas de HIV em mais de 1 mil pacientes.
As descobertas melhoram a compreensão de como o sistema imunológico se defende do HIV e como o HIV se adapta a esta defesa.
Ao estudar as defesas naturais das pessoas contra o HIV, pode ser possível desenvolver novos tratamentos e terapias individualizadas que levem e consideração as forças e fraquezas genéticas de cada paciente, afirmam os cientistas.
Fonte: Isaude
|