Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Como cuidar bem da saúde da sua voz


06/12/2013



A rouquidão nem sempre é reflexo de uma simples inflamação na garganta ou de falar demais. Veja o que você deve fazer para sua voz ser ouvida em alto e bom som.


• Hidrate-se

Beber 2,5 litros de água por dia é um santo remédio não só para sua saúde, mas também para sua voz. A nutricionista Paula Castilho, de São Paulo (SP), sugere também tomar parte desta água água com limão. "A bebida aumenta a hidratação. Já a fruta é adstringente,explica.


• Cuidado com seu hábitos

Fumar, tomar bebidas geladas em dias quentes, exagerar no consumo de alcoólicos e falar durante a prática de exercícios físicos mina a saúde da voz. Além disso, sussurrar, pigarrear e gritar causam lesões.


• Fique de olho no que você come

Não consuma gordura e condimentos - eles podem provocar refluxo estomacal e machucar as pregas vocais. Quando precisar falar claramente, diminua a ingestão de chocolate, produtos lácteos e suco de laranja, que atrapalham as cordas vocais. Inclua no seu cardápio a maçã - ela ajuda a exercitar a musculatura responsável pela articulação das palavras.


• Exercite

A fonoaudióloga Marta Andrada, de São Paulo (SP), ensina exercícios que garantem a saúde da voz.

1. Espreguice ao acordar. Depois, alongue o pescoço segurando a posição por 20 segundos. Puxe a cabeça para um lado e fique. Repita do outro lado. Agora ponha as mãos na nuca (com os cotovelos abertos) e empurre a cabeça para a frente. Olhe para o teto e ponha o dedão embaixo do queixo, dando uma empurradinha.

2. Trabalhe o rosto. Abra e feche a boca, jogando o queixo para baixo e deixando a língua bem relaxada. Na primeira semana, faça por 30 segundos. Depois, realize a atividade durante um minuto.

3. Alivie a coluna. Em pé, com os pés levemente afastados e paralelos, gire os ombros para trás dez vezes. Depois, gire-os para a frente mais dez vezes. Em seguida, entrelace as mãos à frente do corpo, vire a palma para baixo e abaixe o pescoço levando o rosto quase entre os braços - segure o movimento por 20 segundos.


• E se você perder a voz?

Siga três passos: fale pouco, durma bastante e se hidrate. "Em praticamente todos os casos, a melhora é espontânea e acontece entre cinco e sete dias", explica o otorrinolaringologista José Eduardo Pedroso, presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz, de São Paulo. Fuja das pastilhas analgésicas e não tome conhaque, produtos que amortecem a garganta mascarando a dor e fazendo com que você force ainda mais a voz.


Fonte: MdeMulher



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato