Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Dia Mundial do Câncer


05/02/2014


O Dia Mundial do Câncer (04/Fev) é uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) que tenta evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência e educação sobre doença, além da pressão sobre governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer.

O tema deste ano são mitos universais sobre o câncer, que precisam ser desconstruídos:
Câncer é apenas um problema de saúde
Câncer é uma doença de idosos
Câncer é questão de destino
O câncer é uma sentença de morte

Depois de alguns anos focando exclusivamente no tópico prevenção, a campanha do Dia Mundial do Câncer deste ano está centrada no quinto alvo da Declaração Mundial do Câncer: Acabar com os mitos e equívocos sobre o câncer. Com o slogan "Câncer - Você sabia?", o Dia Mundial do Câncer 2013 é uma chance de partilhar fatos reais sobre o câncer e eliminar equívocos em torno da doença.

Instituído em 2005, o Dia Mundial do Câncer é celebrado todo dia 4 de fevereiro por diversos países. No ano passado, 80 países se mobilizaram em torno da data.

No Brasil, a iniciativa tem apoio do INCA, que é instituição parceira da UICC, considerada estratégica para o controle do câncer na América Latina.

“Com o crescimento e o envelhecimento da população no Brasil, é esperado que o número de casos de câncer aumente no País. Mas isso não significa que todas as pessoas quando envelhecerem vão ter câncer. Entre 30% a 40% dos casos da doença podem ser evitados com hábitos saudáveis: não fumar, ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, controlar o peso e o consumo de álcool e usar proteção solar. Esse é a principal mensagem do Dia Mundial do Câncer este ano: existe prevenção e hábitos saudáveis devem ser adotados, se possível, desde a juventude. É preciso que todos aprendam a se proteger e evitem se expor desnecessariamente a fatores de risco para o câncer.”
Luiz Antonio Santini
Diretor-geral do INCA

“É o medo e a ignorância que fazem com que o câncer se torne um problema maior que o necessário, especialmente nos países em desenvolvimento, como a Índia. Trabalhando em conjunto, podemos alcançar o nosso objetivo mútuo de derrotar o câncer em nossas vidas.”
Y. K. Sapru
Fundador e presidente da Associação de Cuidados de Pacientes de Câncer Índia

“Há uma vasta gama de mitos e desinformação sobre o câncer, particularmente on-line onde isso cresce exponencialmente. O grande volume dessas desinformações ameaça conselhos de saúde baseados em evidências e que podem fazer diferença real na redução do risco de câncer. Pessoas que leem informações não confiáveis on-line sobre as causas de câncer são menos propensos a tomar atitudes simples que comprovadamente reduzem o risco de câncer – não fumar, evitar o sol, manter peso saudável e reduzir a ingestão de álcool.
Professor Ian Olver
Diretor-presidente, Conselho de Câncer da Austrália

Fonte: Inca



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato