Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[13/11/2018]
Aplicativo de celular identifica com precisão ataques cardíacos
Pesquisadores acreditam que aplicativo poderia ajudar pessoas em países sem acesso a exames como o eletrocardiograma tradicional.
[12/11/2018]
Exame de cinco minutos pode prever o risco de demência, diz estudo
Doença estaria associada a maior pulsação arterial, que desencadearia declínio cognitivo
[07/11/2018]
Inteligência artificial consegue prever Alzheimer anos antes do diagnóstico

[05/11/2018]
O inovador implante na medula que fez homem com paralisia voltar a andar
Cientistas da Suíça desenvolveram método que estimula impulsos em medula espinhal de pacientes.

+ mais   


Confira sete dicas para desconfiar se o seu filho possui diabetes


20/02/2014



Endocrinologista afirma que se a criança bebe muita água, reclama constantemente de cãimbras, come bastante e mesmo assim emagrece é sinal de que ela pode ter diabetes

Crianças também podem ter diabetes e os pais devem ficar atentos aos primeiros sintomas. Os casos da doença entre crianças não podem ser considerados comuns, mas a incidência vem crescendo nos últimos anos.

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, nos últimos anos, houve um crescimento anual de 3% dos casos de diabetes tipo 1 no mundo, principalmente em menores de 14 anos.

Outro tipo que vem aumentando junto com a obesidade infantil é o diabetes por resistência insulínica, causada por alimentação desequilibrada e aumento de peso. ”Este tipo de diabetes vem aumentando nas populações mais jovens se compararmos com os dados de décadas atrás por causa do sedentarismo e alimentação menos saudável”, diz a endocrinologista Rosita Fontes.

A médica indica sete passos para os pais para ficarem atentos sobre possíveis sintomas do diabetes:


1 – Eu quero água!

A regra número é observar se a criança sente sede intensa. Isto pode ser um sintoma e deve estar relacionado com o fato de ele ir muito ao banheiro.


2 – Vai várias vezes ao banheiro

Observe se a criança vai ao banheiro com frequência, inclusive à noite, e também se ele urina em grande quantidade. Rosita explica que a glicose em excesso no sangue, provocada pelo diabetes, ao passar pelo rim, transporta água junto com ela. "O organismo responde desencadeando o processo de sede para que a pessoa não fique desidratada. Assim ela urina muito e, consequentemente toma muita água", diz.


3 – Comilão que perde peso

Outro sintoma é a criança comer muito, mas mesmo assim perder peso. “Apesar dela ingerir os alimentos, eles não são aproveitados no organismo devido á falta de insulina que é o hormônio que, entre outras ações, permite que a glicose entre nas células para gerar energia”, diz.


4 – Sempre cansado

Veja também se a criança reclama de cansaço, se sente desanimada e sonolenta. "A deficiência de geração de energia, faz com que o organismo todo se ressinta e isto se manifesta com cansaço e fraqueza", diz.

5 – Vista embaçada
Se a criança se queixa de visão embaçada é bom levar ao oftalmologista e levar em conta que pode não ser apenas uma questão de usar óculos. Vale a pena atentar para possíveis outros sintomas de diabetes e comentar com o especialista. A médica explica que o excesso de glicose provoca o inchaço do cristalino, fazendo com que a criança tenha dificuldade de focar as imagens.


6 – Tá formigando o meu pé!

É bom ligar o radar caso a criança faça queixas constantes de câimbras e formigamentos pelo corpo.


7– Faça o cálculo

Se a criança tem, pelo menos, três queixas relatadas anteriormente, procure um médico para investigação. O diagnóstico e o tratamento precoce da diabetes evitam as possíveis complicações características da doença.” A doença progride e a criança pode fazer um processo de cetoacidose diabética, que é a descompensação do diabetes, necessitando atendimento de urgência”, alerta.


Fonte: Saude iG



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato