Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Uso contínuo e sujeira do ar-condicionado podem causar gripe


28/02/2014



Alternativa eficaz para refrescar os dias de forte calor, o ar-condicionado, quando utilizado em excesso, pode oferecer riscos à saúde, aumentando, inclusive, a incidência de casos de gripe. Isso porque o inegável frescor proporcionado pelo aparelho tende a ressecar a mucosa do nariz (responsável por defender o organismo da entrada de bactérias no pulmão), permitindo assim que o vírus da doença tenha uma maior chance de se estabelecer no organismo.

Por essa razão, o uso do eletrodoméstico precisa ser acompanhado de algumas medidas preventivas simples, que ajudam a umidificar as vias respiratórias, como aplicar soro fisiológico no nariz ou gel nasal, ingerir de bastante água de forma fracionada e colocar, até mesmo, um balde de água no local enquanto os aparelhos estiverem ligados.

"Além disso, manter o hábito de lavar as mãos e não levá-las aos olhos ou à boca, assim como o de ficar agasalhado em ambientes que tenham ar-condicionado também pode ajudar”, informa Marcelo Freire, médico e diretor executivo de assuntos científicos da Takeda Pharma.

A falta de limpeza nos aparelhos também é um fator que contribui bastante para a gripe. Sem a higienização necessária, os filtros acabam acumulando fungos, vírus e bactérias que se alastram no ar e invadem com facilidade as vias aéreas, sobretudo, em lugares que apresentam um elevado número de pessoas, como escritórios.

Para evitar a proliferação desses micro-organismos, é fundamental retirar a tela do equipamento uma vez por mês para limpá-la com água corrente e pedir a visita de um técnico pelo menos uma vez por ano para verificar se existe ou não a necessidade de uma limpeza mais profunda do eletrodoméstico, que deve ter a temperatura mantida entre 21ºC e 23ºC para evitar o famoso choque térmico.


Fonte: Saúde Terra



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato