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Déficit de sono tem efeito dramático sobre o corpo humano, conclui estudo


18/06/2014



Cardiopatia, diabetes, obesidade e mau funcionamento do cerébro estão vinculados a pouco sono, diz pesquisa britânica

Quantidades insuficientes de sono durante um período prolongado pode ter efeito profundo sobre o funcionamento do corpo humano, segundo pesquisadores britânicos.

Um experimento concluiu que a atividade de centenas de genes no organismo de voluntários foi alterada quando eles dormiram menos de seis horas por noite durante uma semana.

Em artigo na publicação científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), os pesquisadores disseram que os resultados do estudo ajudam a explicar como o sono insuficiente prejudica a saúde.

Doenças cardíacas, diabetes, obesidade e mau funcionamento do cérebro foram vinculados ao pouco dormir. O processo pelo qual o déficit de sono altera a saúde, no entanto, ainda não é conhecido.

A equipe da Universidade de Surrey, na Inglaterra, coletou amostras de sangue de 26 pessoas após elas terem dormido bastante - até dez horas por noite - durante uma semana.

Na segunda fase do experimento, o mesmo grupo foi submetido a uma semana de sono insuficiente - menos de seis horas por noite. Amostras de sangue foram colhidas novamente.

Ao comparar as amostras, os cientistas observaram que a atividade de mais de 700 genes no organismo dos participantes foi alterada após a mudança no padrão do seu sono.


12 erros que podem atrapalhar seu sono:

1- É um erro beber café ou outras bebidas que contenham cafeína. A cafeína é estimulante e manda o sono embora.

2- Ingerir calmantes e relaxantes sem a orientação médica pode causar o efeito rebote.

3- Ingerir bebida alcoólica prestes a ir para a cama só piora a qualidade do sono

4- Não leve laptop para a cama e não tente dormir com a TV ligada.

5- Comer demais antes de dormir só atrapalha o sono.

6- É preciso desacelerar antes de ir para a cama. Ler, fazer palavras cruzadas ou alguma outra coisa monótona ajuda o sono vir mais rápido.

7- É preciso encontrar a melhor posição para dormir, de acordo com o gosto individual.

8- O cigarro é estimulante. Fumar perto da hora de dormir faz ter um sono de qualidade mais baixa.

9- Levar preocupações para a cama prejudicam o sono.

10- Ir para a cama com fome ou sede: em algum momento, a sede e a fome vai vencer o cansaço e a pessoa será obrigada a levantar.

11- Não preparar o ambiente: quarto barulhento, claro e mal climatizado só atrapalha o sono.

12- Deixar de dar importância à distúrbios do sono e não tratá-los pode acarretar problemas maiores.


Fonte: Saúde iG



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