Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[15/03/2019]
Comer cogumelos duas vezes por semana reduz risco de perda de memória
Comer cogumelos ao menos duas vezes por semana pode ajudar a prevenir problemas de memória e fala em pessoas com mais de 60 anos.
[22/02/2019]
Minicérebros criados em laboratório no Rio têm até olhos
No futuro, testes dirão se os organoides podem enxergar; estruturas devem servir para entender doenças e avaliar medicamentos
[15/02/2019]
Gonorreia: por que a doença está ficando resistente a medicamentos
Bactéria responsável pela infecção sexualmente transmissível está desenvolvendo resistência aos antibióticos existentes
[14/02/2019]
Surto de febre amarela avança para Sudeste e Sul, alerta OMS
Em comunicado emitido em Brasília, entidade amplia área de vacinação para estrangeiros e aponta para terceira onda de contaminação

+ mais   


Olho inchado: retenção de líquidos e inflamações estão entre as causas


08/09/2014



Quando foge da normalidade, inchaço deve ser investigado

O olho inchado significa que existe excesso de líquido (edema) no tecido conjuntivo em volta do olho, especialmente nas pálpebras. O inchaço nos olhos pode ter muitas causas. Entre as mais comuns estão a retenção de líquidos, alergias, insônia e choro excessivo. Normalmente o inchaço nesta região é fácil de resolver com algumas receitas caseiras, mas há casos de doenças em que o inchaço não pode ser negligenciado e até necessita de intervenção cirúrgica imediata, como no caso de algumas doenças a seguir.

Olhos inchados podem ser um sintoma para pouca preocupação, mas podem esconder um problema grave como, por exemplo, doenças renais. Neste caso, a causa pode ser por retenção de líquido e seu alívio depende de um tratamento especifico indicado por um profissional da área da saúde. É necessário observar se há mais algum sintoma além do inchaço nos olhos. Inchaços sem acompanhamento de outros sintomas pode indicar alergia por medicamentos ou intoxicação alimentar. Também provoca inchaço nos olhos as conjuntivites e o tersol ou calázio, estas com sintomatologia de dor ou sensação de areia.

A conjuntivite é uma doença comum que provoca a inflamação de toda a região ocular, causando inchaço, vermelhidão, ardência e lacrimejamento constante. Para aliviar o incomodo, compressas e lavagens com água em abundancia ou soro fisiológico ajudam muito. O uso dos colírios é restrito e necessita de prescrição médica para não agravar a doença.

O hordéolo, conhecido popularmente como terçol, é uma infecção da glândula zeis. Esta infecção forma um pequeno nódulo na borda da pálpebra, normalmente vermelho e bem dolorido. Geralmente o terçol é causado por uma bactéria ou por poeira em contato com os olhos. Resíduos de maquiagem também podem ser o causador da infecção, por esse motivo é muito importante não compartilhar maquiagens devido ao grande risco de contaminação. Compressas quentes podem ajudar a aliviar o incômodo. Os sintomas são dor, vermelhidão, rigidez local e dificuldades ao piscar. Caso o nódulo seja grande demais ou causar muita dor, é necessário intervenção médica.

Uso excessivo de lentes de contato pode causar um edema transitório, ou seja, quando interrompe seu uso as pálpebras deixam o processo inflamatório e voltam ao estágio normal. Outras causas de olho inchado podem ser blefarite, abrasão corneana ou úlcera, celulite periorbital (infecção das pálpebras ou outros tecidos moles ao redor dos olhos) e sinusite.

Dessa forma, caso o olho inchado não esteja relacionado com choro, insônia ou uma alergia conhecida, deve ser investigado por um oftalmologista, principalmente se acompanhado de outros sintomas como coceira e dor local.


Fonte: Minha Vida



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato