Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Sabia que o ar condicionado pode prejudicar a sua saúde ?


25/11/2014



O calor está aí. E junto com ele vem a necessidade de buscar formas de se refrescar. Vale tomar um sorvete, saborear um picolé, usar roupas mais frescas, ligar o ventilador ou ele – o herói de muitos e vilão de outros tantos – o ar condicionado.

É fato que ele afasta o calor quase que instantaneamente. Porém, quem detesta o ar condicionado tem a sua razão para isso. Sabe por quê? O uso excessivo desse aparelho pode causar infecções e outros problemas desagradáveis. Quais serão esses problemas? Vejamos.


• O ar condicionado em excesso pode fazer mal

O ar condicionado refresca o calor dos brasileiros no carro, no serviço e, até mesmo, em casa. Porém, ele pode ser um meio de disseminação de doenças. Na verdade, um dos maiores causadores de doenças respiratórias, segundo especialistas.

Isso acontece porque o ar condicionado resseca a mucosa nasal, que deveria proteger o organismo de agentes infecciosos que atacam o pulmão. E acontece que a mucosa do nariz é revestida de cílios que varrem, como uma vassoura, bactérias e vírus para fora do organismo. Dessa forma, se esses cílios são destruídos, o organismo fica mais vulnerável.

Um pneumologista e diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, Ricardo Millinavicius, afirma que permanecer mais de 4 horas exposto ao frio do ar condicionado aumenta os riscos de contrair resfriados, gripes e infecções. Lembrando que a pneumonia, que é grave, pode ser causada por uma infecção pulmonar.

Quem já possui problemas respiratórios, como sinusite, asma e doença pulmonar obstrutiva crônica tem ainda mais vulnerabilidade e propensão a ter problemas.


• Formas de prevenir problemas respiratórios

O ar condicionado pode fazer mal, mas isso não quer dizer que ele seja necessariamente um vilão. O que é preciso é ter bom senso na hora de usá-lo e seguir algumas recomendações para evitar que ele prejudique a saúde. Confira algumas dicas:


• Realizar a manutenção

O ar condicionado possui um filtro de impurezas que não consegue fazer desempenhar seu papel completamente. Assim, essas impurezas se depositam nos tubos do aparelho.

Portanto, é necessário trocar o filtro e realizar a limpeza regular do ar condicionado para evitar a proliferação de vírus e bactérias. Os tubos devem ser limpos a cada seis meses e os filtros devem ser trocados pelo menos uma vez por ano. Com relação a carros, o filtro deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros rodados.


• Use blusa de frio

Um dos grandes problemas provocados pelo ar condicionado é a mudança repentina e brusca de temperatura. Isto é, quando a pessoa fica exposta durante muito tempo ao ar condicionado e depois vai para outro ambiente sem o aparelho que, no calor, estará muito quente.

Portanto, antes de sair para o ambiente mais quente, procure vestir uma blusa de frio, para que a temperatura do corpo se equilibre.


• Não exagere na baixa temperatura

O recomendável é não deixar o ambiente gelado. Ligar o ar condicionado entre o 20°C e 22°C já é o suficiente. Porém, 23°C é uma temperatura agradável e não causa tanto contraste com relação à temperatura ambiente.


• Evite

O melhor, principalmente para pessoas mais sensíveis, é evitar lugares que misturem dois fatores: ar condicionado e muitas pessoas. Assim, é possível evitar contaminações.


• Hidrate !

Beba bastante água para hidratar o organismo e lave com frequência o nariz com soro fisiológico para que a mucosa nasal seja umidificada.


• Umidifique o ambiente

Se a secura do ar estiver incomodando muito, utilize um umidificador de ar. No trabalho, é possível utilizar aparelhos portáteis para serem usados em mesa de escritório.

Em casa, para quem dorme com o ar condicionado ligado, há também a opção de dormir com tigelas de água no ambiente.


• Previna

Outra recomendação de especialistas é imunizar idosos e pessoas alérgicas através da vacina contra a gripe. Portanto, se você faz parte do grupo mais vulnerável, vacine-se.


Fonte: Cultivando Saúde



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato