Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[13/11/2018]
Aplicativo de celular identifica com precisão ataques cardíacos
Pesquisadores acreditam que aplicativo poderia ajudar pessoas em países sem acesso a exames como o eletrocardiograma tradicional.
[12/11/2018]
Exame de cinco minutos pode prever o risco de demência, diz estudo
Doença estaria associada a maior pulsação arterial, que desencadearia declínio cognitivo
[07/11/2018]
Inteligência artificial consegue prever Alzheimer anos antes do diagnóstico

[05/11/2018]
O inovador implante na medula que fez homem com paralisia voltar a andar
Cientistas da Suíça desenvolveram método que estimula impulsos em medula espinhal de pacientes.

+ mais   


Mitos e verdades sobre a gastrite


23/12/2014



A gastrite é uma inflamação na mucosa que reveste as paredes internas do estômago causada por diferentes fatores, como o excesso de bebidas alcoólicas, o consumo recorrente de antiinflamatórios e analgésicos, a presença da bactéria Helicobacter pylori (apesar de sua relação com a doença não estar totalmente esclarecida) e a ocorrência da chamada gastrite autoimune (o corpo produz anticorpos que afetam o próprio organismo).

“As pessoas mais atingidas são os idosos pelo grande número de remédios que tomam, além de quem vive em áreas de grande concentração de habitantes, pois a bactéria se prolifera em lugares de menor higiene”, diz o gastroenterologista Sérgio Barrichello, médico e cirurgião geral da Clínica Healthme.


Como tratar?

O grande segredo é a mudança de hábitos. Se há uma relação com a bactéria Helicobacter pylori, por exemplo, não basta tomar antibióticos – o indicado é redobrar a higienização dos alimentos em casa e evitar estabelecimentos desconhecidos.

“Mas se for por remédios, é preciso consultar um especialista. Já uma dieta com excesso de alimentos de maior acidez deve ser substituída por uma que seja rica em fibras, que protege o estômago e regula a flora intestinal”, diz Sérgio Barrichello.


Mitos e verdades

Toda dor de estômago é gastrite: Mito. O incômodo pode ser causado por outros motivos.

Antiácido piora a gastrite: Verdade. “É um erro tomar este medicamento antes de uma endoscopia, por exemplo, porque pode mascarar doenças mais graves, como o câncer”, diz Laércio Gomes Lourenço, professor de Gastroenterologia Cirúrgica da Escola Paulista de Medicina da Unifesp.

O estresse é um dos responsáveis: Mito. “A chamada gastrite nervosa é um termo inadequado. A única ligação psicológica é quando as pessoas comem alimentos inadequados, bebem demais ou tomam remédios por causa da ansiedade, por exemplo”, diz Jaime Zaladek, gastroenterologista do Hospital Israelita Albert Einstein.

Leite e chá aliviam a dor: Meia verdade. No caso do leite, há um controle momentâneo da dor – o pH básico do alimento neutraliza a acidez do estômago. A longo prazo, no entanto, o cálcio estimula a produção de ácido clorídrico associado à gastrite. Já os chás sem cafeína, como os de boldo, de erva cidreira e de camomila, podem reduzir a dor, pois suas propriedades diminuem a irritação do estômago.

Gastrite pode virar úlcera: Mito. Segundo os especialistas, esta é uma ideia ultrapassada. “É muito difícil que isso ocorra nos dias de hoje porque dizemos ao paciente o que ele deve parar de comer assim que descobrimos a causa. E mesmo que a pessoa demore a tratar é mais provável que adquira uma gastrite erosiva do que uma úlcera”, diz Laércio.


Fonte: Portal Vital



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato