Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[15/03/2019]
Comer cogumelos duas vezes por semana reduz risco de perda de memória
Comer cogumelos ao menos duas vezes por semana pode ajudar a prevenir problemas de memória e fala em pessoas com mais de 60 anos.
[22/02/2019]
Minicérebros criados em laboratório no Rio têm até olhos
No futuro, testes dirão se os organoides podem enxergar; estruturas devem servir para entender doenças e avaliar medicamentos
[15/02/2019]
Gonorreia: por que a doença está ficando resistente a medicamentos
Bactéria responsável pela infecção sexualmente transmissível está desenvolvendo resistência aos antibióticos existentes
[14/02/2019]
Surto de febre amarela avança para Sudeste e Sul, alerta OMS
Em comunicado emitido em Brasília, entidade amplia área de vacinação para estrangeiros e aponta para terceira onda de contaminação

+ mais   


Saúde no Carnaval: Hidratação e alimentação saudável são essenciais


11/02/2015


Manter o corpo hidratado no período do carnaval é essencial para a saúde. A afirmação é do nefrologista e clínico geral do Hospital VITA João Luiz Carneiro. O médico lembra que a maior festa popular brasileira é realizada durante a estação mais quente do ano. Pular carnaval em pleno verão brasileiro requer muitos litros de água, principalmente para quem estiver ingerindo bebidas alcoólicas, alerta, lembrando que elas facilitam a desidratação. Ao contrário de hidratar, o consumo de bebidas alcoólicas estimula que o organismo expulse água do corpo pela urina, já que o álcool tem função diurética. A água participa de vários processos metabólicos, como a manutenção da temperatura do corpo, funcionamento dos rins e intestinos, por isso nunca pode ser esquecida, destaca Carneiro.


Para manter o corpo saudável, é indicada a ingestão de sucos naturais, água de coco e bebidas isotônicas, que também ajudam a repor os sais minerais. Mas, segundo o médico, não é só a hidratação que mantém o corpo saudável e bem disposto. Cuidar da alimentação depois da folia também é essencial para que o organismo não sinta os efeitos dos exageros alimentares. A orientação é consumir alimentos leves e coloridos, com muita variedade de legumes e verduras.


Beber parece inevitável nessa época, e não tem problema se você não abre mão daquele drink ou cerveja, explica. O importante é não se esquecer de ingerir água durante o consumo de álcool. Se abusar e a ressaca surgir redobre a quantidade de líquidos e coma alimentos leves e muitas frutas, complementa.


O uso de preservativo também é outra recomendação crucial para quem quer sair sento da festa. A exposição sexual sem o uso do preservativo pode levar a uma gravidez indesejada ou ainda à contaminação por doenças sexualmente transmissíveis (DST). Todas essas doenças podem ser evitadas usando o preservativo. Melhor é prevenir-se, destaca.


Confira abaixo algumas dicas para não comprometer a saúde no carnaval:


1. Use preservativo em todas as relações;
2. Evite beijar na boca de pessoas desconhecidas;
3. Beba bastante água, tenha sempre uma garrafinha de água na mão ou por perto;
4. Evite ficar exposto diretamente ao sol. Passe protetor solar e repasse a cada duas ou três horas, se transpirar muito ou se entrar na água;
5. Use um protetor solar próprio para os lábios e para os cabelos;
6. Coma de três em três horas, faça refeições leves, coma muita fruta, prefira alimentos mais saudáveis e evite sanduíches com maionese ou muitos molhos;
7. Use chapéu e óculos escuros sempre que sair à rua;
8. Evite as bebidas alcoólicas, pois elas desidratam e engordam;
9. Use roupas leves e sapatos confortáveis para evitar as bolhas e os calos. Tênis e meia podem ser a melhor escolha;
10. Descanse sempre que possível e durma de sete a oito horas por noite.
Seguir estas dicas é importante para garantir a saúde evitando a desidratação, a insolação e a contaminação com doenças, conclui Carneiro.


Fonte: Parana Shop



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato