Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[13/11/2018]
Aplicativo de celular identifica com precisão ataques cardíacos
Pesquisadores acreditam que aplicativo poderia ajudar pessoas em países sem acesso a exames como o eletrocardiograma tradicional.
[12/11/2018]
Exame de cinco minutos pode prever o risco de demência, diz estudo
Doença estaria associada a maior pulsação arterial, que desencadearia declínio cognitivo
[07/11/2018]
Inteligência artificial consegue prever Alzheimer anos antes do diagnóstico

[05/11/2018]
O inovador implante na medula que fez homem com paralisia voltar a andar
Cientistas da Suíça desenvolveram método que estimula impulsos em medula espinhal de pacientes.

+ mais   


PASSE O CARNAVAL COM SAÚDE


13/02/2015


Explode coração! Os quatro dias mais animados do ano vêm aí, e você quer aproveitar ao máximo, não é? No entanto, por mais vontade que tenha de se jogar na festa, não dá para descuidar da saúde; afinal, todo Carnaval tem seu fim.

Por isso, o Portal Vital convidou um time de especialistas que vai mostrar como se divertir sem correr riscos. Assim, todo mundo vai poder esbanjar alegria e ainda chegar inteirinho à Quarta-feira de Cinzas.

• Prepare o corpo para atravessar a avenida

Se você passou o ano todo sem fazer um polichinelo sequer, é bem improvável que chegue ao Carnaval com a energia de uma passista. Entretanto, ainda dá para melhorar o preparo físico se você correr para a academia agora mesmo.

"Indico treino leve de musculação e exercícios aeróbicos por pelo menos meia hora, três vezes por semana", diz a personal trainer Claudia Bertolozzi.

Já durante a folia, para evitar que você se machuque, é importante não forçar seus pezinhos a sambarem além do que podem. De qualquer maneira, se acabar pintando aquela dorzinha muscular, nem pense em ficar na cama descansando! "Pode parecer contraditório, mas acredite: se os músculos doem, exercícios leves ou uma boa caminhada eliminará o desconforto mais rapidamente", ensina Claudia.


• Evite exagerar na comida e bebida

Beber muita água para não desidratar e comer bem são os conselhos básicos para todo folião. Como existe um gasto energético elevado, coma muito carboidrato, de preferência integral, indica a endocrinologista Claudia Chang.

Porém, a médica pede cuidado na hora de selecionar a refeição. Se o alimento não estiver com boa aparência ou com sabor adequado, não arrisque. Intoxicações alimentares são muito comuns nesta época e estragam o Carnaval de qualquer pessoa, complementa.

Quanto à bebedeira, evite exageros. Também não é aconselhável consumir álcool em jejum. Misturar bebidas com energéticos é completamente proibido! Isso pode causar o aumento da frequência cardíaca e até a elevação da pressão arterial, alerta a doutora.

Caso você acabe passando da conta e comece a se sentir mal, o melhor a fazer é procurar um local arejado, hidratar-se e consumir nutrientes de absorção rápida, como ameixas secas.

Quando a festança acabar, repouse e dê prioridade a uma alimentação rica em frutas e verduras para desintoxicar.


• Cuidado com as DSTs!

E já que estamos falando do feriado que transpira sexualidade, não custa insistir: a camisinha é a maneira mais eficaz para evitar doenças sexualmente transmissíveis.

Mas as mulheres devem ter alguns cuidados a mais. "Enquanto o genital do homem é coberto de pele, o da mulher é uma mucosa bem menos resistente", explica a ginecologista e obstetra Denise Coimbra.

Um problema muito comum entre as garotas no período de folia é a candidíase, uma micose associada ao uso prolongado de roupas úmidas. "Os sintomas são corrimento, coceira e inflamação na vulva", enumera a especialista.

Ardência ao urinar é outra reclamação frequente em consultórios após o Carnaval. "A cistite é uma inflamação na uretra que acontece quando a mulher tem um aumento repentino na quantidade de relações sexuais praticadas", revela Denise.

Também preste atenção nos banheiros públicos: não sente no vaso sanitário antes de forrá-lo.

Seguindo essas orientações, você vai chegar à Quarta-feira de Cinzas pronto para voltar à rotina, com muitas boas histórias para contar!

Fonte: Portal Vital



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato