|
|
Cortou o glúten? Drauzio Varella explica o perigo das dietas
19/03/2015
De acordo com o médico, é preciso ter cuidado ao exagerar em determinados componente e ficar na falta de outros
Saúde e bem-estar são temas cada vez mais buscados na internet e muitos são os sites com respostas prontas para suas possíveis perguntas. Consulte seu médico e não siga nenhuma recomendação que não seja a dele. Para falar de alimentação saudável, o Vivo Mais Saudável consultou um de seus especialistas em saúde, o médico Dráuzio Varella. Após ler esta rápida entrevista, você vai entender porque uma boa saúde começa por uma boa alimentação.
Durante a infância, de quais nutrientes o corpo mais necessita para o crescimento?
O corpo necessita de todos os nutrientes disponíveis, macro e micronutrientes, para mobilizar energia e construir novos tecidos. Carboidratos, proteínas e gorduras são os macronutrientes. Os micronutrientes são as vitaminas e os sais minerais. A dieta para ser equilibrada deve conter os macronutrientes necessários e obrigatoriamente os micronutrientes presentes nos vegeteis (principalmente nos coloridos).
Hoje, as crianças exageram nos carboidratos (salgados, doces, biscoitos). É muito carboidrato e o corpo não desperdiça, acaba armazenando em forma de gordura. Dietas doidas (sem glúten, por exemplo) não têm nenhum respaldo cientifico. Há pessoas intolerantes ao glúten e a essas farinhas de modo geral que acabam provocando diarreia e outros sintomas. De 5 anos pra cá, falam de um problema com glúten. Criou-se essa onda de que precisamos tirar o glúten, porque se tirarmos esses alimentos (que contem glúten = carboidratos) emagrecemos. Os pais não devem passar aos filhos o conceito da dieta. Devemos passar uma educação alimentar para as crianças.
Leite materno: quais são suas propriedades os ganhos para a saúde ao longo da vida?
O leite materno é um alimento perfeito para o recém-nascido, insubstituível. Mesmo se houvesse um leite em pó com todos os nutrientes, ainda não teríamos todos as células e os anticorpos que o aleitamento oferece. O leite materno possui todos os nutrientes que o bebê necessita para esta fase, além de células imunológicas da mãe e anticorpos. O contato entre mãe e bebê, durante o amamentar, também é muito importante. É através dele que a criança tem contato com germes ao mesmo tempo que recebe anticorpos.
O que podemos chamar de maus hábitos alimentares e quais consequências eles podem trazer à saúde?
Maus hábitos alimentares é ter uma dieta desequilibrada, que exagera em determinado componente e fica na falta de outros, geralmente dos micronutrientes essenciais. A dieta deve ser colorida, quanto mais vegetais, melhor.
O desiquilíbrio pode criar problemas, carne em excesso, gordura em excesso, açúcar em excesso... O ponto fundamental para uma alimentação saudável é achar um equilíbrio. Se errou em uma refeição, acerte na outra.
E o suco, pouca gente sabe, não é uma forma inteligente de alimentação, pois possui grande quantidade de açúcar. Uma laranja inteira engorda menos do que um copo de suco de laranja. Muita gente toma suco o dia inteiro e fica brigando com a balança. O tubo digestivo gasta energia para digerir a fruta.
Na idade adulta, quais deficiências de nutrientes começamos a apresentar?
As deficiências dependem de como a pessoa se alimenta, independentemente da idade.
Articulações, ossos, mudanças na visão, audição... A alimentação pode ajudar o corpo para um envelhecimento saudável?
Alimentação equilibrada é a melhor ajuda! Mas esses problemas diversos surgem por falta de atividade física, pela vida sedentária. As pessoas têm a ilusão de terem uma dieta saudável e abrir mão de atividade física. O corpo humano é uma máquina construída pelo movimento, por isso, precisamos de atividade física para um envelhecimento saudável.
Receba dicas de saúde do Drauzio Varella no seu celular com o Vivo Saudável, premiado como melhor serviço de bem-estar e fique de olho na seção Eles explicam para mais artigos, entrevistas e dicas de nossos especialistas!
Fonte: Saúde Terra
|