Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[21/01/2019]
Evolução da sífilis: quando se deve buscar ajuda
Entenda como a sífilis evolui e saiba quando procurar ajuda
[18/01/2019]
Cientistas desenvolvem molécula que pode tratar insuficiência cardíaca
A Samba foi desenvolvida por pesquisadores da USP nos últimos dez anos, e o teste em ratos se mostrou promissor para ajudar pacientes que sofrem da doença.
[15/01/2019]
Dorme menos de 6 horas por noite?
Estudo indica que você tem mais chances de ter problemas de saúde
[10/01/2019]
É arriscado beijar bebês recém-nascidos?
Veja que cuidados tomar na hora da visita

+ mais   


Dê um empurrão ao trânsito intestinal


07/04/2015


Essa atitude pode te deixar mais feliz – acredite – e até melhorar suas defesas. Confira os aliados contra a constipação


Você sabia que a prisão de ventre pode piorar o seu humor? Essa relação inusitada se dá porque o intestino participa da produção de serotonina, uma substância que promove o bem-estar e combate as tensões.

Também existem evidências de que os cuidados com o órgão contribuem para a flora intestinal, o que favorece a imunidade e blinda o corpo contra o ataque de micro-organismos por trás de encrencas, como gripes e resfriados.

Conheça os principais aliados na dieta em nome do bom funcionamento intestinal:

• Fibras

Existem dois grupos de fibras, o das solúveis e o das insolúveis e ambos são indispensáveis, revela a nutricionista Renata Alves, de São Paulo. Entenda o papel de cada um desses tipos a seguir:


• Solúveis

Elas se ligam a água e formam uma espécie de gel que favorece a microflora intestinal, o que é fundamental para a boa digestão e para a saúde, explica a expert. Frutas, hortaliças e a aveia, são ótimas fontes. O grão de chia também oferece boas doses desse tipo de fibra.


• Insolúveis

Aparecem nas cascas de frutas, como a pera e a ameixa, além dos farelos de cereais, caso do trigo. Sementes de linhaça também são boas opções. As insolúveis levam ao aumento do volume fecal e dão um empurrão ao trânsito intestinal, explica a nutricionista.


• Água

Ela hidrata o bolo fecal, o que estimula os movimentos peristálticos e impulsiona o conteúdo para fora do organismo. Além disso, as fibras solúveis precisam do líquido para se transformar em gel e desempenhar suas funções em prol do intestino. Por isso, não espere a sede e trate de se hidratar. Beba água e inclua chás e sucos de fruta no cotidiano.

Fonte: MdeMulher



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato