|
|
Triglicerídeos baixos podem indicar problemas hormonais
30/07/2015
Os triglicerídeos baixos, abaixo de 35 ml/dL, podem ser causados por problemas hormonais e alterações da tireóide, mas também pode ser causados por gasto energético exagerado, desnutrição, má absorção de nutrientes, desnutrição ou inanição, por exemplo. Por isso, é importante marcar uma consulta com um endocrinologista e cardiologista para determinar a causa e orientar o tratamento adequado.
Estar com os triglicerídeos baixos pode ser perigoso para saúde porque isto indica que existe uma menor quantidade de energia disponível para o funcionamento de todo o organismo, incluindo órgãos vitais como cérebro, coração e rins, aumentando assim o risco de morte.
Como aumentar os triglicerídeos baixos
Para normalizar os valores dos triglicerídeos além de controlar a causa com o tratamento médico, deve-se adotar uma alimentação saudável, fazendo refeições de 3 em 3 horas. Veja algumas dicas do que pode comer em: Segredos da alimentação saudável.
Entretanto não é recomendado aumentar excessivamente os triglicerídeos porque elevam o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas ou mesmo ter um infarto, por exemplo. Os valores de referência dos triglicerídeos variam entre 50 e 150 ml/dL e devem ser mantidos dentro desta faixa para garantir energia suficiente para enfrentar momentos de jejum prolongado ou alimentação insuficiente.
Os triglicerídeos são produzidos através da ingestão de açúcar em excesso e não está diretamente relacionado a gordura da alimentação. Quando o indivíduo ingere grandes quantidades de açúcar, o corpo produz inicialmente os triglicerídeos que a seguir, acumulam-se em forma de gordura que pode formar placas de ateroma no interior das artérias ou ser armazenada em forma de gordura localizada.
Fonte: Tua Saúde
|