|
|
8 alimentos que você não deve comer se quiser evitar a gordura trans
03/09/2015
A verdade é uma só: ela está presente em várias coisas gostosas! No entanto, faz muito mal para a nossa saúde. Saiba como evitá-la e confira dicas para substituir aquela tranqueira por um alimento mais saudável
Além de aumentar o risco de infarto e acidentes vasculares, "a gordura trans eleva o colesterol ruim (LDL), diminui o colesterol bom (HDL), traz mais obesidade abdominal, junto de um risco maior de desenvolvimento de diabetes", alerta o cardiologista Raul Dias dos Santos Filho, consultor do Centro de Medicina Preventiva Einstein. Isso tudo pode predispor a aterosclerose, que é a formação de placas de gordura, causadoras do entupimento das artérias do coração e do cérebro. "Por isso é muito importante haver a conscientização da população para não consumir esses alimentos", completa o médico.
Desde 2006, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) obriga todos os fabricantes a indicar no rótulo a quantidade de gordura trans presente nos alimentos. Por outro lado, o Ministério da Saúde também tenta acabar com a utilização dessa gordura, seguindo o exemplo de países como Suíça e a Dinamarca, onde ela é proibida.
Ela existe para dar mais sabor aos alimentos, além de preservar a durabilidade e consistência da comida. "A verdade é que não fomos preparados para ingerir a gordura trans. Parece haver uma incapacidade do organismo em eliminá-la e ela ficará depositada no corpo", explica o dr. Raul. E não existe nenhum alimento que, quando ingerido, combata a trans ou minimize seus efeitos no organismo; portanto, o melhor é passar bem longe desse vilão.
Confira abaixo quais alimentos você pode evitar para manter a sua saúde em dia:
1. Fritura em restaurantes
Frango, batata, coxinha... Normalmente, os alimentos são fritos em restaurantes com óleos hidrogenados. Ou seja, se bater aquela vontade de uma fritura, faça em casa com óleo vegetal ou de canola. Também existem à venda no mercado panelas que fritam com o calor do ar, sem nenhuma gota de óleo. Vale a pena conferir!
2. Margarina
Apesar da margarina ser considerada uma alternativa saudável no lugar da manteiga, que têm alto nível de colesterol, ela contém gordura trans para preservar a forma sólida do produto. Substitua por uma geleia de frutas. É uma delícia e você pode variar entre morango, damasco, laranja...
3. Sobremesas prontas
Bolo de caixinha, pudim de caixinha, tudo que é doce - e de caixinha - contém gordura trans. Procure uma embalagem sem glúten ou prefira uma versão caseira para a sua sobremesa.
Que tal um bolo de milho verde sem glúten?
4. Pipoca de micro-ondas
A pipoca de micro-ondas tem gordura trans para deixa-la mais saborosa. A mesma coisa das sobremesas prontas: procure um produto mais saudável ou prefira a versão caseira da pipoca.
5. Comida congelada
Não são todas, mas a maioria também tem a gordura para dar mais sabor ao alimento. Olhe atentamente o rótulo e faça a escolha mais saudável.
6. Salgadinho
Mesmo as opções assadas e aquelas que possuem zero gordura trans, contêm uma grande quantidade de gordura saturada que, em excesso, também é prejudicial à saúde. Para substituí-los, que tal cortar lascas de legumes (batata, inhame, cenoura, mandioquinha) e assar em casa? Fica uma delícia!
7. Sorvete
Infelizmente, eles também possuem gordura trans. Triste, não é mesmo? É ela quem dá a textura macia desta delícia. Se você quer fugir dela, que tal uma receita caseira? Experimente um maravilhoso sorvete de chocolate com crocante de macadâmia. Hum...!
8. Miojo
Óleos hidrogenados também podem estar escondidos em pacotes de macarrão instantâneo. Portanto, gordura trans e saturada. Além disso, possuem uma grande quantidade de sal. Cuidado!
Obs.:
Algumas embalagens podem indicar "0 gramas de gordura trans". No entanto, se o alimento contém menos de 0,5 gramas por porção, ela pode ser desconsiderada. Caso você queria ter certeza sobre a presença dela, cheque nos ingredientes se há presença de óleo hidrogenado.
Fonte: Mdemulher
|