|
|
5 problemas que o excesso de calor causa no corpo e como evitar
25/09/2015
Queda da pressão arterial e inchaço estão na lista de incômodos comuns no verão
As altas temperaturas são um convite para refrescar o corpo na praia ou na piscina. Contudo, nos momentos em que não é possível relaxar na sombra e com água fresca, é possível sentir os efeitos do calor no corpo, como moleza e inchaço.
Segundo o médico Dr. João Geraldo Simões Houly, do Hospital Santa Paula, o calor forte demais também pode causar mudanças no hábito intestinal e desidratação do corpo.
O que o excesso de calor provoca
Veja na galeria de fotos cinco problemas comuns que o excesso de calor causa no organismo e o que fazer para driblar o desconforto:
Pressão baixa: dias muito quentes costumam ser sinônimo de queda na pressão arterial porque os vasos sanguíneos dilatam quando está quente, o que dificulta a circulação. A dica é beber muita água, para aumentar o volume sanguíneo, e evitar a permanência de longos períodos em locais muito quentes e com pouca ventilação.
Inchaço: inimigo da circulação sanguínea e linfática, o calor também favorece a retenção de líquidos. Para evitar o inchaço, principalmente nas pernas, pés e mãos, é preciso ingerir bastante líquido, não ficar muito tempo na mesma posição e consumir menos alimentos com sal.
Desidratação: as altas temperaturas provocam a transpiração e o aumento na perda de água, o que acaba deixando o corpo desidratado e em desequilíbrio. Para evitar o problema, além de beber muita água, a dica é investir em roupas leves de tecidos frescos. Cores claras são indicadas porque absorvem menos calor, diz Houly.
Pele oleosa: com o aumento da atividade das glândulas sebáceas, estimulada pelo calor, e da quantidade de suor, a pele fica oleosa, o que contribui para o surgimento de cravos e espinhas. Refrescar a pele com lenços umedecidos e água termal é um truque simples para combater o problema.
Indigestão: outra consequência das altas temperaturas é a recorrente sensação de estufamento e mal-estar depois das refeições. Para evitar o desconforto é preciso consumir alimentos leves de fácil digestão, como saladas, frutas e sucos.
Fonte: Mulher
|