Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Por que acelerar a frequência cardíaca é importante na hora dos exercícios?


29/09/2015


Elevação da frequência cardíaca aumenta a circulação de sangue e "lava" o organismo das impurezas

Pra que serve a frequência cardíaca? Ou, por que ela serviria para alguma coisa? Para entender isso, precisamos entender débito cardíaco. Débito cardíaco é a quantidade de sangue empurrado para o corpo a cada minuto. O cálculo é feito multiplicando a frequência cardíaca pelo volume de sangue empurrado a cada batimento.

Se vamos considerar que a quantidade de sangue a cada batimento aumenta com a vasodilatação do corpo, como a que acontece no calor do exercício, entendemos que com o aumento da frequência cardíaca conseguimos aumentar ainda mais a circulação do sangue. Com isso, levamos oxigênio ao corpo e "lavamos" o ácido lático (que provoca dor muscular) e impurezas dos tecidos do corpo ainda mais do que quando estamos parados.

Durante o exercício a elevação da frequência cardíaca acontece de forma gradual, progressiva, até um teto, que é diferente para cada pessoa. Dá para calcular que o teto é mais ou menos estimado pela formula 220 subtraindo-se a idade. Por exemplo, se tenho 20 anos, o ?teto? da minha frequência cardíaca é 200 batimentos por minuto, ou bpm.

A redução da frequência cardíaca quando acaba o exercício é súbita. Algumas pessoas, inclusive, podem sentir tonturas ao término do exercício, justamente por esta redução ser abrupta. Isso está relacionado ao sistema nervoso autônomo, que serve tanto para acelerar (sistema nervoso simpático) quanto para cortar o efeito do anterior (sistema nervoso parassimpático).

A aceleração muito rápida ou desaceleração que não acontece mesmo depois que o exercício acabou é um problema. Um motivo para a aceleração mais íngreme é a falta de condicionamento físico. Um motivo para a ausência de desaceleração pode significar arritmia cardíaca (problema no ritmo cardíaco).

Por estas e outras razões, antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, é importante buscar avaliação de um profissional da área, que verificará como está a sua função cardiorrespiratória e indicará os exercícios que você está apto para fazer no momento.


Fonte: Minha Vida



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato