Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Governo cria plano para conter casos de microcefalia causados pelo vírus zika


10/12/2015


Neste sábado (5/12/2015), a presidente Dilma Rousseff assinou projeto que visa combater o mosquito transmissor, atender pacientes com a malformação cerebral e investir em desenvolvimento tecnológico, educação e pesquisa.

Os números assustam: até o dia 28 de novembro, o Ministério da Saúde (MS) registrou 1 248 casos suspeitos de microcefalia, identificados em 311 municípios. Para conter a ação do Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus zika (o principal responsável pelo surto da malformação cerebral), o governo lançou, neste sábado (5), o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. São três eixos: Mobilização e Combate ao Mosquito; Atendimento às Pessoas; e Desenvolvimento Tecnológico, Educação e Pesquisa.

Para viabilizar as ações propostas pela iniciativa, será instalada a Sala Nacional de Coordenação Interagências, localizada no Ministério da Integração Nacional, em Brasília. Também estão previstas salas estaduais, que contarão com a presença de representantes do Ministério da Saúde e das secretarias de Saúde, Educação, Segurança Pública, Assistência Social, Defesa Civil e Forças Armadas.

Para reforçar à população a importância de combater o mosquito transmissor do zika serão realizadas, nas residências, mobilizações com agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. As Forças Armadas e a Defesa Civil também vão atuar em visitas a casas para eliminação e controle do Aedes aegypti. Os dois órgãos vão dar apoio, ainda, ao transporte e à distribuição de inseticidas.


• Capacitação

O governo pretende investir na capacitação de profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social, defesa civil e militar, além de profissionais de reabilitação e os especializados em resposta epidemiológica e equipes de saúde da família. Serão habilitados profissionais de saúde das maternidades para triagem auditiva neonatal e dos 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública Estaduais para realização de exame de identificação do vírus zika.


• Novo critério para o diagnóstico

O principal critério para confirmar se um bebê tem microcefalia é a medida da circunferência da sua cabeça, o perímetro cefálico (PC). Para o Ministério da Saúde, aqueles que nascem com a cabecinha medindo menos do que 33 centímetros são considerados microcéfalos. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como tendo a malformação os pequenos cujo PC é menor do que 32 centímetros. Com o objetivo de ter mais precisão no diagnóstico, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco - o estado mais afetado pelo surto, com 646 casos - decidiu adotar os parâmetros estabelecidos pela OMS. Com isso, desde a última quinta-feira (3), só são notificados como microcefalia quadros em que o perímetro cefálico da criança (nascida entre 37 e 42 semanas gestacionais) é igual ou inferior a 32 centímetros.


Fonte: MdeMulher



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato