|
|
Conheça as causas do inchaço nas pernas
12/01/2016
Calor, má circulação do sangue, alterações hormonais, doenças cardíacas, viagens longas e até mesmo trombose podem causar inchaços nas pernas. Especialista recomenda atenção
Quando as pernas incham é sinal de que algo não está bem. A causa pode ser simples e inofensiva - como o verão, que faz com que o rim não dê conta de eliminar o líquido que consumimos em excesso - mas também pode sinalizar algo muito grava, como a trombose, doença que pode causar danos irreparáveis e exige que a pessoa vá ao pronto-socorro imediatamente.
Segundo Paulo Camiz, clínico geral e geriatra do Hospital das Clínicas de São Paulo, o inchaço acontece por conta de um desequilíbrio da quantidade de sangue que desce para a perna com aquele sangue que volta. Se a pessoa toma algum remédio que abre muito a circulação, como os vasodilatadores, por exemplo, desce mais sangue para a perna do que sobe, então a tendência é inchar, explica.
O plasma do sangue acaba extravasando os vasos sanguíneos e causa o inchaço. Segundo ele, exercícios físicos e movimentação das pernas são ótimas táticas para evitar o inchaço e também ajudar a desinchar.
Conheça algumas causas do inchaço nas pernas:
Varizes – Elas são uma das causas do inchaço nos membros inferiores. São veias que estão incompetentes, que não permitem que o sangue retorne da perna. A pessoa vai acumular líquidos, porque o sangue não está voltando adequadamente, explica Camiz, que também é geriatra.
Viagens longas – Sejam elas feitas de ônibus ou avião: ficar com as pernas paradas durante muito tempo faz com que elas inchem. Para o sangue descer até o pé, todo santo ajuda, mas para que ele volte é preciso movimentar as pernas. É a musculatura da panturrilha que vai massagear as veias para fazer o sangue circular, é como se fosse a panturrilha fosse o coração da perna, explica Camiz.
Segundo ele, nada no corpo foi feito para ficar parado. Quando fica parado, coagula. Se a pessoa fica com a perna parada, o sangue fica parado e coagulado lá. Quando se solta, faz o caminho por dentro dos vasos até o pulmão, e se esse coágulo for muito grande, pode causar um problema respiratório grave e levar até à morte. Esse é o principal medo de quem viaja de avião, explica.
Trombose – Inchaço nas pernas também pode ser indicativo de trombose. A queixa é de uma hora para outra, que houve um inchaço e dor na perna que apareceu rápido. O ideal é ir para o pronto-socorro fazer um exame, pois pode ser que seja um coágulo, explica o especialista do Hospital das Clínicas.
Doenças cardíacas, como a insuficiência – Camiz explica que, se o coração não bombeia o sangue de forma adequada, ele vai acumular. É como se o sangue ficasse represado, então incha o corpo de uma forma geral. Aparece mais nas pernas apenas por uma questão gravitacional.
Mau funcionamento da tireoide – O hipotireoidismo, quando a tireoide não funciona bem, causa inchaço no corpo todo, mais visivelmente nas pernas. Mas esse inchaço não é exatamente por extravazamento de líquido, mas por depósito de uma proteína na região do subcutâneo. É um inchaço duro, diferente daquele que fica com a marca da meia no final do dia, explica o clínico geral.
Anticoncepcionais – Segundo Camiz, anticoncepcionais a base de estrógeno costumam causar um pouco de inchaço, mas ele não é grande e é generalizado, sendo visualizado mais nas pernas por conta do efeito da gravidade.
Verão – Segundo o clínico geral, o tempo quente propicia o inchaço das pernas por dois motivos. Normalmente as pessoas tomam muita água, até mais do que o necessário, então acumula-se líquido no corpo. Em segundo lugar, o calor faz com que as artérias que levam o sangue para a periferia fiquem mais cheias de sangue, diz ele, acrescentando que movimentar as pernas ajuda a desinchar. As pessoas ficam mais indispostas por conta do calor, então mexem menos a perna também, explica.
Fonte: Saúde iG
|