Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Drauzio Varella Fala sobre o aborto no Brasil


02/02/2016


Drauzio Varella: "Aborto já é livre no Brasil. Proibir é punir quem não tem dinheiro"

Em entrevista, o médico criticou a abordagem religiosa do tema - debate reacendido pela epidemia de zika vírus e os casos de microcefalia - e afirmou que a questão não é sobre moralidade, mas sobre desigualdade social.

Médico mais popular do Brasil, famoso por quadros na televisão, vídeos em redes sociais e sucesso de vendas nas livrarias, Drauzio Varella é incisivo quando o assunto é a interrupção da gestação. "O aborto já é livre no Brasil. É só ter dinheiro para fazer em condições até razoáveis. Todo o resto é falsidade. Todo o resto é hipocrisia".

Em entrevista à BBC, Varella critica a abordagem religiosa do tema - debate que foi reacendido pela epidemia de zika vírus e os casos de microcefalia - e afirmou que a questão não é sobre moralidade, mas sobre desigualdade social.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma brasileira morre a cada dois dias por conta de procedimentos mal feitos e um milhão de abortos clandestinos seriam feitos no país todos os anos. "A mulher rica faz normalmente e nunca acontece nada. Já viu alguma ser presa por isso? Agora, a mulher pobre, a mulher da favela, essa engrossa estatísticas. Essa morre. Proibir o aborto é punir quem não tem dinheiro", prossegue Varella, que não acredita que a descriminalização funcione como um incentivo ao processo ou como um "substituto" para os métodos contraceptivos.

"Não sou defensor do aborto e ninguém é. Qual é a mulher que quer fazer o aborto? É uma experiência absurdamente traumatizante, uma tragédia. A questão não é essa", fala em referência às disparidades sociais em nosso país.

Também segundo a OMS, cerca de 25 países já registram casos de zika e já existe um alerta para epidemia global. Já para esses casos, Varella diz não ter opinião formada. "Na microcefalia, o diagnóstico definitivo é feito em geral próximo ao 3º trimestre. Você pega um feto aos sete meses e ele está quase nascendo", diz. "Mas é lógico que eu respeito (qualquer decisão). "O importante é dar liberdade aos que pensam diferente", afirma o médico. "Essa é a questão fundamental do aborto".


• O que diz a ciência?

"Até o 3º trimestre de gravidez, não há nenhuma possibilidade de arranjo do sistema nervoso que se possa qualificar como atividade cerebral em qualquer nível, a não ser neurônios tentando se conectar". E continua: "Muitos consideram que a vida humana começa no instante da fecundação. Mas, por esse raciocínio, a então vida começa antes, porque o espermatozoide é vivo e o óvulo também".


• Religião

Drauzio faz críticas duras a quem argumenta contra o aborto a partir de princípios religiosos. "O poder das igrejas católicas e evangélicas é absurdo", diz. "Mas não está certo a maioria impor sua vontade. Respeitar opiniões das minorias é parte da democracia. Tem que respeitar os outros, o modo dos outros de ver a vida".
"Ninguém pode se considerar dono da palavra de Deus, intermediário entre deuses e seres humanos, para dizer o que todos devem fazer. Muitos religiosos pregam que o aborto não é certo. Se não está de acordo, não faça, mas não imponha sua vontade aos outros", completa.


Fonte: MdeMuilher



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato